CidadeseducaçãoIndaiatuba

Ampliação da Fiec e do Novotec são destaques da fundação em 2023

Mais de 2 mil alunos participaram do Novotec em 15 municípios

A Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (Fiec) destaca em 2023 a unificação das unidades da Fiec 1 e 2 como uma das ações marcantes da fundação com a construção de um novo prédio com 2.400 m2 de área construído. Após o fechamento da unidade 2, o espaço do estacionamento da unidade localizada no Jardim Regina está recebendo a ampliação para adequar os cursos e concentrar todos em apenas um lugar.

O local, com a capacidade para abrigar 600 alunos por período, receberá 15 salas de aula, Laboratórios de Gastronomia, Informática, de Desenho Arquitetônico e de Materiais de Construção A previsão de entrega da obra é para o 2º Semestre de 2024. Já no inicio deste ano, alguns cursos que eram ministrados na unidade extinta Fiec 2 como os de laboratório de enfermagem e fábrica escola de química, foram realocados para o prédio da unidade I.

Uma das maiores conquistas da Fundação foi a ampliação da parceria com o Governo do Estado para a Execução do Programa Novotec Integrado, na oferta de Cursos Técnicos Profissionalizantes (Administração, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Informática para Internet e Desenvolvimento de Sistemas). Em 2023, foram atendidos 2.400 alunos de 49 escolas. Ao todo 15 municípios participaram do programa: Indaiatuba, Americana, Cabreúva; Campinas; Capela do Alto; Cosmópolis; Hortolândia; Itatiba; Itu; Itupeva; Jundiaí; Mogi Guaçu; Monte Mor; Sorocaba e Sumaré.

De acordo com o Superintendente da Fiec, Geraldo Garcia, a transição dos cursos de um prédio para o outro vai melhorar ainda mais os atendimentos. “Mudamos os cursos da Unidade II para a Unidade I e estamos ampliando para oferecer a qualidade a fim de receber todos os alunos e fornecer a excelência de aprendizagem, bem como, a estrutura que cada modalidade necessita. Concentrando todos os cursos em um local temos como dar um suporte melhor aos alunos”, pontua.

 

Investimentos dentro da Fundação

 No decorrer do ano  foi criada a Diretoria de Educação e Cultura que foi responsável por ações Culturais com apresentações musicais, além de trabalhar ações temáticas como no Dia da Poesia, Dia das Mulheres, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, entre outras. Além disso, foi instituída a Semana de Educação e Cultura que aconteceu nos dois semestres com palestras voltadas para os cursos, além de atividades com apresentação de show de talentos como uma peça de teatro, grupo de dança e grupos musicais desenvolvidos com os alunos da Instituição.

O Fiec Portas Abertas foi uma das novidades. Em 2023 foram duas edições uma em 20 de maio e outra em 07 de outubro, com a finalidade de abrir a Fundação para que a comunidade possa conhecer o trabalho realizado nos  cursos Técnicos, bem como, os programas voltados para a comunidade com a Inclusão digital realizado pelos estagiários dos cursos de informática, administração e logística, e o atendimento solidário Home Care realizado pelos alunos de enfermagem em parceria com a Secretaria de Saúde. Nestes dias foram desenvolvidas pelos cursos atividades que puderam demonstrar um pouco do que cada curso pode oferecer em sua grade curricular. Em ambas as edições contou com a presença de cerca de mil pessoas que passaram pela unidade.

Também foi reativado do Departamento de Cursos Extracurriculares em que são ofertados cursos livres de curta duração (de 4 a 160 horas) e que são pagos, sendo eles: Aromaterapia, Autocad para Construção Civil, Contabilidade; Cuidador de Idosos; Departamento Pessoal; Escrita Fiscal; Fiscalização de Obras em Condomínios Horizontais; Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico; Marketing Estratégico; Metrologia Dimensional; Operador de Empilhadeira; Primeiros Socorros; Técnicas de Liderança e Técnicas de Vendas e Atendimento. Ao todo, participaram dos cursos 538 alunos.                                                                                                

 Dando sequência ao Investimento feito em  capacitação e aperfeiçoamento dos docentes da Fiec para Educação 4.0, com foco na atuação profissional dos professores do Ensino Técnico e Tecnológico, foi criado o Núcleo Educacional de Pesquisa e Aperfeiçoamento (NEPA) ligado à Diretoria de Educação e Cultura, cujo objetivo é trazer para a FIEC através dos professores capacitados e selecionados para participar do NEPA, para que possam contribuir com propostas inovadoras no desenvolvimento para o Programa Educacional.  E a implantação de material didático digital; Digitalização dos Processos Acadêmicos como diários de classe digital, Capacitação de professores para utilização de ferramentas Google for Education, realização de pesquisa com os alunos e com os professores para diagnosticar os pontos de melhoria a serem trabalhados pela Gestão.

 

FIC e Qualifica Mais/ Emprega Mais

Além disso, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Qualifica Mais/ Emprega Mais oferecidos pela Fiec, desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal, ofertaram 80 vagas. 

 

Parceria com outras secretarias

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com a Prefeitura de Indaiatuba foi realizada a qualificação e atualização de 296  profissionais da educação municipal no curso de primeiros socorros.

Foram realizados curso de primeiros socorros para a qualificação e atualização de monitores da Educação Municipal de Esportes para 68 pessoas.

Também foram firmadas parcerias com: o Saae e com a Secretaria de Saúde na oferta de Curso de Recepção e Atendimento para os funcionários que atuam no atendimento à população, Secretaria de Governo para a realização dos cursos em parceria com o Sebrae; Secretaria de Assistência Social para implantação de um novo Polo de Inclusão Digital para atender a população do Bairro Veredas da Conquista; o Ciaspe para a formação de 18 funcionários que atuam na Residência Inclusiva no Curso de Curso de Primeiros Socorros e com o Cecal para a formação de 36 funcionários que atuam na Vila dos Idosos no Curso de Primeiros Socorros.

Iniciativa Privada

Foi firmado novo contrato com a empresa SEW para atender a 4ª turma para a formação de 40 funcionários da empresa em curso técnico, desta vez o curso oferecido é o Técnico em Mecatrônica.

Tecnólogo
Foram oferecidas 80 vagas para o curso superior de Tecnólogo em Processos Químicos.

Cursinho pré-vestibular
Em 2023 participaram  60 alunos  das vagas gratuitas, destinadas aos moradores de Indaiatuba, matriculados no último ano do ensino médio da rede pública, que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou tenham recebido bolsa integral em escola particular.
O curso semiextensivo, com carga horária de 400 horas, compõe a Lei Municipal Nº 7.168 de 21/08/2019, cujo objetivo preparar os estudantes da rede municipal de ensino público, para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior.

Empregabilidade
A Central de Estágios mantém parceria com mais de 1.122 empresas privadas, Prefeitura de Indaiatuba e órgãos municipais.  No encerramento do ano foram contabilizados 408 estagiários inseridos no mercado de trabalho. Deste montante, 54 estagiários não são remunerados e 354 recebem remuneração.

Fiec e a comunidade
O Programa Fiec e a Comunidade, responsável pelo atendimento de mais de 2 mil pessoas anualmente que promove  as seguintes ações sociais:

Inclusão digital
Atualmente é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo, que conta com seis pólos em Indaiatuba com o total de 463 pessoas que receberam certificação nos módulos básico e intermediário.

O programa que fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática, também possibilita a inserção de alunos dos cursos técnicos no mercado de trabalho, já que estes são contratados como instrutores de informática para ministrar as aulas.

 Atendimento solidário

É realizado por professores e alunos do Técnico em Enfermagem e tem por objetivo atender pacientes em domicílio, que necessitam de assistência de enfermagem, promovendo o conforto, bem-estar e segurança ao paciente e a família com foco em estimular o vínculo familiar à recuperação do paciente. Apenas neste ano foram efetuados 130 atendimentos.

 

Aluno Saudável
Serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec, que passam por avaliação da pressão arterial, glicemia, dados antropométricos, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), teste de bioimpedância, avaliação da acuidade visual, tipagem sanguínea, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes. Ao todo nos 12 meses, foram atendidos 548 alunos.

 

Doação de sangue
A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue, realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp), e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo normas da Unicamp. De janeiro a novembro de 2023, passaram pelo processo de triagem da campanha 1.649 pessoas. Neste período foram coletadas 1.330 bolsas de sangue.

Com informações: Assessoria/PMI

Foto:Eliandro Figueira – RIC/PMI