HUGO ANTONELI JUNIOR
Quando entram na rodovia elementos que geralmente não fariam parte do trânsito acontecem acidentes. Os atropelamentos estão entre os casos mais graves na rodovia Santos Dumont (SP-75), pessoas que tentam atravessar pela pista e são atropeladas. Animais também causam acidentes. Os mais graves envolvem bovinos, como foi no acidente que matou uma mulher no começo da semana, em Indaiatuba (SP).
Segundo um levantamento feito pela concessionária que administra a rodovia, AB Colinas, a pedido do Comando Notícia, no trecho entre Indaiatuba e Campinas houve 22 acidentes envolvendo animais. O total é a soma entre o primeiro semestre deste ano e o primeiro semestre do ano passado.
Mesmo com o alto número, que se manteve nos períodos, não houve nenhum vítima fatal nestes 22 casos, apenas no desta semana. Entre os animais, a minoria, dois entre os 22 (9%), envolvem bovinos (vacas, cavalos, bois). Ao todo foram seis vítimas leves no levantamento.
Monitoramento e responsabilização
Em nota, a AB Colinas informa que realiza o monitoramento diário das rodovias a fim de prevenir o surgimento de animais nas vias. “Este controle é feito pelas equipes de tráfego, que percorrem todo o trecho administrado 24 horas por dia e pelo circuito de monitoramento por câmeras que estão instaladas na malha viária. Além disso, a concessionária dispõe de veículo exclusivo de apreensão e remoção de animais de grande porte na rodovia.”
A concessionária ressalta ainda a todos os donos de propriedades lindeiras que possuam animais, que a responsabilidade pela guarda e contenção dos mesmos é do proprietário e está prevista no Código 936 do Código Civil Brasileiro: “o dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, se não provar culpa da vítima ou forças maiores”.
A AB Colinas ainda diz na nota que “para garantir a segurança dos usuários, assim que a equipe de monitoramento da concessionária identifica uma propriedade às margens das rodovias com as cercas de proteção com problemas, ela notifica o proprietário para realizar a manutenção, evitando que os animais escapem e causem acidentes nas rodovias. As cercas e barreiras que existem no trecho de concessão atendem os padrões de exigência do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e possuem a exclusiva função de delimitar a faixa de domínio, não servindo para a contenção de animais.”
foto: arquivo/divulgação