HUGO ANTONELI JUNIOR*
INDAIATUBA – Sem chuva, vento ou manutenção aparente, moradores dos bairros Paulista, Colibris, Parque Campo Bonito, Hubert e Morada do Sol ficaram sem energia elétrica na tarde de quarta-feira (21). A falta de eletricidade foi causada por um problema que atingiu praticamente todos os estados do norte e nordeste e alguns do sul do País.
Moradores de Indaiatuba relataram ao Comando Notícia que ficaram sem energia, alguns por minutos e outros por horas. Pelo menos 100 mil pessoas – estimando as populações dos bairros atingidos, podem ter ficado “no escuro” na cidade. A notícia foi um dos destaques do Bom Dia, Indaiatuba desta quinta-feira (22).
Em nota ao Comando Notícia, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) afirmou que a queda de energia foi pontual em seu sistema devido a atuação do Primeiro Estágio do ERAC, desligando aproximadamente 7% das cargas da distribuidora. A recomposição da energia aconteceu em poucos minutos e a normalização do sistema aconteceu até às 16h. (leia a nota completa abaixo)
Municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins ficaram sem energia. De acordo com as companhias de energia locais, 2.049 cidades foram afetadas nos 14 estados. O número representa 93% do total de municípios (2.204) desses estados.
Também houve registro de falta de energia em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que as causas do desligamento estão sendo investigadas
Às 15h48 desta quarta-feira (21/03), municípios das quatro distribuidoras do Grupo CPFL Energia foram afetados por interrupção no fornecimento de energia elétrica devido uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Nota da CPFL
A interrupção causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
A CPFL Energia informa que a queda de energia foi pontual em seu sistema devido a atuação do Primeiro Estágio do ERAC, desligando aproximadamente 7% das cargas da distribuidora. A recomposição da energia aconteceu em poucos minutos e a normalização do sistema aconteceu até às 16h. O ONS ainda está apurando as causas do desligamento.
Como ouvir a Rádio Jornal
Você pode sintonizar o seu rádio na frequência AM 1470, ouvir a programação via site oficial da rádio ou através do aplicativo Rádio Jornal Indaiatuba para celular disponível para todas as plataformas. A vantagem do aplicativo é que é possível “minimizá-lo” e realizar outras funções no celular enquanto continua ouvindo a rádio.
Outra atração recente da Rádio Jornal é o programa Bom Dia, Indaiatuba, com o Comando Notícia, no ar desde janeiro trazendo informações em tempo real de temperatura, trânsito e as últimas notícias para o indaiatubano acordar bem informado. O programa está no ar de segunda a sexta, das 6 às 7h50.
com G1
foto: arquivo/Comando Notícia