Apesar da vitória de Lula, Bolsonaro amplia vantagem e é o mais votado em Indaiatuba e na região de Campinas no 2º turno
Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo, também obteve mais votos em todas as 31 cidades da região
Apesar da derrota de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) mostrou força na região de Campinas (SP), ampliando a vantagem nas urnas em relação ao 1º turno, sendo novamente o mais votado nas 31 cidades da região.
Enquanto a diferença percentual a favor de Lula (1,76%) na apuração nacional é a menor de um presidente eleito desde 1989, na região de Campinas o mais próximo que o petista ficou do atual presidente foi em Hortolândia, onde recebeu 45,35% dos votos válidos (9,3% de diferença).
A votação mais expressiva de Bolsonaro, percentualmente, ocorreu em Socorro, onde o candidato do PL obteve 74,31% dos votos válidos. Em 25 das 31 cidades o atual presidente recebeu mais de 60% da preferência do eleitorado – veja comparativo abaixo.
Governo de São Paulo
O governador eleito de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante entrevista coletiva em SP — Foto: Reprodução
Eleito governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) apresentou na região de Campinas a mesma hegemonia de Bolsonaro na preferência do eleitorado nas 31 cidades. Superou Fernando Haddad (PT) com vantagem superior aos 20 pontos percentuais em 26 delas.
A maior vantagem de Tarcísio sobre o petista foi registrada em Socorro, onde recebeu 75,02% dos votos válidos.
Das cidades da região, a menor vantagem ocorreu em Hortolândia, onde o governador eleito venceu com 54% dos votos válidos, uma diferença de oito pontos percentuais.
No primeiro turno, Tarcísio havia obtido menos votos apenas em uma cidade, mas para outro concorrente: 41,66% dos eleitores de Pedra Bela escolheram Rodrigo Garcia (PSDB), 35,23% foram com o candidato do Republicanos e 21,02% optaram pelo petista.
Já no segundo turno, Pedra Bela deu ampla vantagem ao candidato republicano. Em percentual, 60,30% da população pedra-belense votaram em Tarcísio e 39,70% em Haddad. Veja comparativo abaixo.
Com informações: TSE