CidadesIndaiatuba

Apesar de pouca, chuva em junho aumenta quase 60% em Indaiatuba

Historicamente chove pouco no mês de junho em Indaiatuba (SP) e foi o que aconteceu no mês encerrado no domingo (30). Foi o período menos chuvoso do ano até agora com 35,8 milímetros, mas se comparado com o mesmo mês do ano passado, a chuva teve alta de 58%. Em 2018 choveu 22,4.

Em relação ao mês de maio a chuva se manteve estável. No quinto mês do ano choveu cerca de dois milímetros a mais, 37,6 milímetros. A diferença entre os anos é que em 2018 em maio choveu menos do que em junho.

Seguindo-se a tendência histórica na cidade, os meses mais frios também são os mais secos. Se somado o que choveu em maio, junho e julho do ano passado, por exemplo, não chega a 20% do que choveu apenas em janeiro de 2018. Os dados são do índice pluviométrico do Saae Indaiatuba.

Desde o início dos levantamentos de chuvas na cidade, em 1988, em apenas dois anos, 2002 e 2003, não choveu no mês de junho. E o ano em que mais choveu no período foi 2016, com 195 milímetros. Já o mês de julho tem mais casos de passar em branco no quesito chuva. Na série histórica houve dois meses com nenhuma chuva e 11 com menos de dez milímetros, o caso do ano passado. A previsão, porém, é de que deve vir chuva no final de semana.

foto: arquivo/Comando Notícia