Após China, mais quatro países retiram embargo à carne brasileira – Comando Notícia
Cidades

Após China, mais quatro países retiram embargo à carne brasileira

RS - PORTO ALEGRE/CARNE BOVINA/VENDAS - ECONOMIA - Movimentação em açougue do Mercado Público no centro de Porto Alegre (RS), nesta quinta- feira, 28 de outubro de 2021. Após China suspender importações de carne bovina do Brasil, algumas casa de carnes resolveram fazer algumas promoções do produto para atrair clientes. 28/10/2021 - Foto: EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério das Relações Exteriores anunciou que, além da China, outros quatro países voltaram a permitir a importação da carne bovina brasileira. Na última quinta-feira, a China anunciou o fim das restrições e, logo em seguida, Arábia Saudita, Palestina, Jordânia e Malásia declararam o fim do embargo da carne bovina brasileira. Segundo o Itamaraty, outras nações ainda mantém o embargo: Bahrein, Casquistão, Catar, Irã, Rússia e Tailândia. A pasta tem atuado para evitar o fechamento de mercados.

O embargo foi estipulado após um caso atípico de vaca louca surgir em uma fazenda do Pará no final do mês de fevereiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde Animal, a forma atípica é considerada de ocorrência natural no rebanho bovino e, portanto, não representa perigo à saúde pública. No ano passado, as exportações de carne bovina para a China representaram mais de US$ 7 bilhões, com mais de um milhão de toneladas. O país é o maior comprador da carne brasileira.

Com informações: Jovem Pan 

Foto: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo