Polícia

Após prejudicar 4 mil pessoas, emissão de passaportes deve ser retomada em Indaiatuba

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Pelo menos 4 mil pessoas foram prejudicadas em Indaiatuba com a suspensão da emissão de passaportes anunciada pela Polícia Federal (PF) no dia 27 de junho. De acordo com o órgão emissor, entre janeiro e abril desde ano foram mais de 5 mil pedidos de passaporte posto localizado no Polo Shopping.

No mesmo período em que esteve sem emitir o documento neste ano, em 2016 foram pedidos cerca de 4,5 mil passaportes. Ao todo, a filial de Indaiatuba teve 21,6 mil pedidos de passaporte no ano passado.

Nesta semana, o governo federal liberou uma verba de R$ 102,3 milhões e a PF deve voltar a imprimir passaportes nos próximos dias, mas calcula-se que a normalização deve vir depois de mais de um mês. os prazos normalmente são de uma semanas.

Responsável pela emissão dos passaportes, a Polícia Federal suspendeu a emissão do documento alegando “insuficiência de orçamento”. Segundo a assessoria da PF, não significa que faltasse dinheiro, e sim que a corporação havia atingido o limite do gasto autorizado na Lei Orçamentária da União para essa rubrica específica.

Desde o final do mês passado, só tem funcionado o agendamento online e o atendimento nos postos. A entrega dos novos passaportes ficou paralisada à espera da normalização da situação orçamentária.

Para solicitar o passaporte, basta entrar no site da PF.

Foto: divulgação