CidadeIndaiatubaMonte Morsaúde

Após servidores passarem mal, posto de saúde em Monte Mor reabre, mas com restrições; Polícia apura suspeita de envenenamento

Apenas pacientes com agendamento estão sendo atendidos em unidade no Jardim Paviotti nesta sexta (1°). Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança do local.

 

Um dia após interromper os atendimentos depois que seis funcionários passaram mal com sintomas de intoxicação, a Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Calil, no Jardim Paviotti, em Monte Mor (SP), reabriu nesta sexta-feira (1°), mas apenas para pacientes que já tinham horários agendados. A Polícia Civil investiga o caso e apura a suspeita de envenenamento (veja abaixo).

Ao todo, seis servidores da unidade começaram a sentir a indisposição depois de tomarem um café em uma sala reservada a eles na manhã de quinta (30). Segundo a prefeitura, todos receberam atendimento médico, foram medicados e liberados.

Entre os que sentiram os sintomas está a agente de saúde Fabiana Ferreira, que já retornou ao trabalho.  Fabiana detalhou como ela e os colegas de trabalho se sentiram.

“Desconforto intestinal, vômito, mal estar, fraqueza, ficar tremendo um pouco. Acho que eu tive os sintomas mais leves. Pessoal teve sintomas mais fortes. Um médico que trabalha com a gente foi o último a se recuperar. Ele não conseguia nem ficar em pé, ficou muito ruim mesmo, muito vômito. Os vômitos dele demoraram muito para passar”, disse.

Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Calil, no Jardim Paviotti, em Monte Mor — Foto: Reprodução/EPTV

Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge Calil, no Jardim Paviotti, em Monte Mor 

 

A agente acredita que o café foi o responsável pela indisposição, já que, de acordo com ela, foi o único alimento que todos ingeriram.

“Foi muito assustador. A gente nem dormiu direito, porque não dá para dormir com uma situação dessa”, completou.

Não há uma previsão para que os atendimentos por demanda espontânea sejam retomados no posto, que aguarda orientações da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Investigação

Ainda na quinta-feira, equipes da Defesa Civil, do Departamento de Vigilância em Saúde e da Guarda Civil Municipal estiveram na unidade de saúde.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, o caso foi registrado como envenenamento de água potável, alimentícia ou medicinal na Delegacia de Monte Mor e será investigado pela Polícia Civil, com auxílio de análises do Instituto de Criminalística (IC).

Além disso, foi apurado  que os investigadores já recolheram imagens de câmeras de segurança que podem ajudar nas apurações.

Já a Pefeitura de Monte Mor, em nota, evitou apontar o que pode ter provocado a indisposição dos funcionários. “É prematuro afirmar ou suspeitar de envenenamento. Só depois de concluída a investigação é que poderemos dizer algo”, disse.

Polícia Civil de Monte Mor investiga o caso — Foto: Reprodução/EPTV

Polícia Civil de Monte Mor investiga o caso 

 

 

 

 

 

Com informações de G1

Foto: Reprodução/EPTV