Após uma semana com problemas de abastecimento, moradores protestam contra falta de água em Salto

Os moradores de Salto (SP) se reuniram, neste sábado (3), em frente ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para protestar contra a falta de abastecimento de água que estão enfrentando desde o dia 27 de dezembro.
Conforme a reportagem exibida pela TV TEM, os manifestantes utilizaram cartazes, panelas, apitos e megafone, pedindo a atenção da prefeitura. A população afirma que a água está chegando com fluxo baixo, mesmo com o rodízio. A manifestação foi pacífica.
Para tentar amenizar a falta de água, a prefeitura iniciou um rodízio para minimizar os prejuízos causados pela crise hídrica, disponibilizando água por 24 horas e interrompendo o serviço por mais 24 horas. No entanto, a ação deveria ter sido encerrada no dia 31 de dezembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/e/L7QkuMTzmtBejz2kqAVA/rede-tn1-030126-frame-32115.jpeg)
Moradores de Salto (SP) se reúnem em frente ao Saae para protestar contra falta de água
No mesmo dia, a Prefeitura decretou estado de emergência devido às dificuldades no abastecimento de água da cidade. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do município. Durante a reunião, o prefeito anunciou a contratação imediata de reforço na distribuição de água por meio de 15 caminhões-pipa.
O sistema de abastecimento de água foi afetado devido às altas temperaturas que atingiram a região, somadas ao baixo nível dos reservatórios que abastecem a cidade. O decreto, segundo a prefeitura, permitiria que o município agilize decisões administrativas e adote ações emergenciais para ampliar a capacidade de resposta do poder público diante da crise hídrica.
A prefeitura também informou que equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) se reuniram com vereadores para apresentar planos de ação para enfrentar a crise.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/q/C/J0AmcyTAS3iAPJRCKkZA/whatsapp-image-2026-01-03-at-11.32.34-2-.jpg)
Moradores de Salto (SP) enfrentam problemas de abastecimento de água desde o dia 27 de dezembro — Foto: TV TEM/Reprodução
Parte dos veículos contratados pela prefeitura seria destinada ao atendimento de residências, enquanto o restante atuaria no abastecimento dos reservatórios da cidade, para ampliar a capacidade do sistema.
Como ação estrutural imediata, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca, por meio de contêineres, também vai iniciar parte de suas operações no começo do ano, passando a captar água do Córrego Conceição.
A TV TEM solicitou uma nova nota para a companhia, mas até a última atualização desta reportagem, não havia obtido retorno.
Com informações: g1 Sorocaba e Jundiaí
Foto: Reprodução-TV TEM






