HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Um mês depois da denúncia do Comando Notícia, o ar condicionado das viaturas da Guarda Civil ainda não foi religado, de acordo com agentes de segurança ouvidos sob anonimato nesta quinta-feira (10). A Prefeitura foi procurada para comentar o caso na terça-feira (8), mas não respondeu até o momento.
Na época, o prefeito Nilson Gaspar (MDB) disse que não sabia que o ar condicionado das viaturas estava desligado. Alguns guardas informaram ao CN que o sistema de refrigeração não está operando há pelo menos oito meses. A reportagem apurou que as ordens para desligar o ar condicionado teriam sido dadas depois que viaturas foram flagradas fazendo o patrulhamento com os vidros fechados, mas a informação não foi confirmada até o momento. Não há nenhum impedimento legal para haver o utensílio do tipo em carros usados por policiamento, pelo contrário.
Diversas viaturas foram adquiridas para a Guarda desde 2016, mas no site oficial da corporação não há informações de quantos veículos há e nem quantos destes possuem ar condicionado. Em março do ano passado, duas novas viaturas chegaram para o Grupo de Apoio Preventivo (Gap), em um investimento de R$ 325 mil, de acordo com dados da própria Prefeitura, “para substituir a frota antiga”.
Os modelos Toyotas Hilux SW4 2017 possuem seis marchas e ar condicionado. No ano de 2016, a Prefeitura anunciou a entrega de 10 novas viaturas, um investimento de R$ 846 mil. Os dois casos citados foram realizados com recursos próprios.
foto: arquivo/Prefeitura