A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente iniciou a implantação de um sistema diferenciado de coleta de lixo na avenida Ário Barnabé. A coleta será realizada com a utilização de containers subterrâneos para resíduos orgânicos e recicláveis no modelo que já foi implantado em 13 ecopontos da cidade. A mudança complementa a obra de requalificação da avenida. São 12 pontos distribuídos próximos aos cruzamentos da Ário. Desse total, nove já estão em funcionamento.
A coleta porta a porta do lixo orgânico permanecerá na avenida às segundas, quartas e sextas, como de costume, até a conclusão da instalação dos containers, que está prevista ainda para dezembro.
O modelo é tendência nas regiões comerciais para evitar o acúmulo de lixo nas fachadas das lojas e também para que o caminhão da coleta não interfira no fluxo do trânsito das vias onde o volume de veículos já é intenso. A comodidade de poder descartar o lixo a qualquer hora, tanto o orgânico como o reciclável, é outro benefício.
A coleta subterrânea é um conceito simples para recolher a produção de resíduos em grandes centros urbanos de forma eficiente. São caixas de até 3 mil litros enterradas,100% vedadas, onde o lixo é depositado e fica armazenado fora do alcance de pessoas, animais e mudanças climáticas. Com sua utilização não há problemas com o odor do lixo orgânico e a contaminação do solo com lixo espalhado nas ruas que propiciam o entupimento de bueiros e a proliferação de pragas e roedores. Além do benefício ambiental, o sistema também contribui para deixar a paisagem visivelmente mais bonita.
A coleta do lixo só é realizada quando o equipamento atinge mais de 75% da sua capacidade, o que é verificado por meio de sensores que emitem um sinal e avisa a empresa que executa o serviço, quando a lixeira está no limite de armazenagem. Com menos viagens para coleta dos resíduos há também menos liberação de CO2, menor consumo de combustível e mais segurança aos profissionais envolvidos na operação, que não ficam em contato direto com o material descartado.
No início da semana agentes ambientais da Corpus visitaram os comércios e orientando sobre a implantação do novo sistema de coleta com a utilização das lixeiras subterrâneas.
Endereço dos coletores subterrâneos
- Rua Jacob Lyra – Parque das Nações – 2 containers resíduos Recicláveis
- Rua Reverendo Ataíde Costa – Vila Pires da Cunha – 1 container resíduo Reciclável, 1 container resíduo Orgânico
- Rua Padre Francisco P. C. Vasconcellos – Vila Pires da Cunha – 1 container resíduo Reciclável, 1 container resíduo Orgânico
- Rua Doutor Renato Riggio – Vila Pires da Cunha – 1 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico
- Rua José Carlos Wolf – Jardim Tancredo Neves – 01 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico
- Avenida Ario Barnabé – Jardim Morada do Sol (Estacionamento da Praça do Lago) – 02 containers resíduos Recicláveis
- Rua Serafim Gilberto Candelo – Jardim Morada do Sol – 1 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico
- Rua Silvio Candelo – Jardim Morada do Sol – 2 containers resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico
- Rua Doutor Raul David do Valle – Jardim Morada do Sol – 1 container resíduo Reciclável, 01 container resíduo Orgânico
Próximos pontos para implantação
- Rua José Estanislau Ambiel – Jardim Morada do Sol – 1 container resíduo Reciclável, 1 container resíduo Orgânico
- Rua João Martini – Jardim Morada do Sol (Próximo ao estacionamento do Mercado São Vicente) – 1 container resíduo Reciclável, 1 container resíduo Orgânico
- Avenida Ario Barnabé – Jardim Morada do Sol (Próximo a Base da Guarda Municipal) – 2 containers resíduos Recicláveis
Fotos: RIC/PMI