Cidades

Árvore muda rotina de moradores e gera reclamações no Morada do Sol

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A rotina de algumas famílias na rua João Batista Nunes Beccari, antiga 7, no  Jardim Morada do Sol. Uma árvore está causando problemas de trânsito e de pessoas no local e, segundo os proprietários da residência, comprometeu a estrutura do imóvel. Por isso, eles procuraram o Comando Notícia – que questionou a Prefeitura sobre o caso.

“Está acabando com a minha casa”, diz a moradora. “Destruiu tudo, garagem, piso de dentro”, completa. Ela afirma que tentou diversas vezes pedir ajuda para algum órgão público, mas não adiantou. “Já tentei de tudo, com a Prefeitura, Meio Ambiente, com o pessoal do Urbanismo. Só peço que alguém me escute, me ajude. Não aguento mais. A minha casa está sendo destruída”, diz.

DSC_6199 cópia

De acordo com a moradora, que precisou de mudar de endereço por causa da árvore, uma pessoa da Prefeitura chegou a ir até lá. “Já vieram, só olharam e dizem que não podem tirar a árvore”, conta. “Estou sinceramente triste porque pagamos impostos, somos cidadãos de bem e queremos fazer as coisas certas. Nestas horas, a gente se sente de mãos atadas.”

“Peço ajuda porque não aguento mais. Não sei mais o que fazer. Preciso reformar a minha casa, não consigo. Tenho um carro e não posso colocar dentro da garagem porque o portão não abre. Não posso colocar motor no portão porque ele não abre para fora, então, a gente fica perdido”, encerra.

DSC_6212 cópia

A Prefeitura afirmou, em nota via assessoria de imprensa, que “quando a proprietária do imóvel com a  árvore na calçada fez a solicitação à Prefeitura para a retirada da mesma, foi enviado um fiscal  até o local  para fazer a vistoria. Foi constatado que a árvore em questão se trata de uma sibipiruna, que é protegida por lei, está sadia e não compromete a estrutura da casa.”

DSC_6207 cópia

A administração prossegue dizendo que “a localização da árvore também não impede a entrada e saída do carro da propriedade. A resposta da Secretaria à proprietária é que no momento de uma reforma no imóvel, ela solicite um técnico da Secretaria de Urbanismo para orientar o pedreiro sobre o procedimento correto de tratamento da raiz da árvore para que ela não prejudique o imóvel.”

DSC_6209 cópia

DSC_6201 cópia

DSC_6192 cópia

fotos: Comando Uno/Comando Notícia