Cidades

As influências e benefícios dos jogos de cartas

Quem convive com crianças ou possui filhos, já devem ter se deparado em algum momento com as famosas cartas Pokémon – pequenas cartas brilhantes com ilustrações diversas da icônica série japonesa Pokémon. Nos últimos anos, tais cartas têm recebido cada vez mais atenção das crianças, e incrivelmente, também dos adultos; servindo como artigo colecionável, também são peças centrais do que é chamado de “Trading Card Game” (TCG); um gênero que inclui diversos jogos como Pokémon, Yu-Gi-Oh!, Magic: The Gathering, One Piece etc.

Mas apesar do colecionismo e a diversão das partidas, essas simples cartas vão além: trazem diversos outros benefícios que colaboram fortemente com o desenvolvimento cognitivo da criança e a evolução social dos jovens e adultos. Desde 2012, os jogos de cartas são reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal como materiais de incentivo à leitura e à cultura, garantindo isenção tributária; ou seja, para os pequenos que ainda estão dando seus primeiros passos na leitura e interpretação de texto, jogos de cartas são comprovadamente uma boa alternativa, além do fato de ser um excelente conector social, já que, o ato de jogar e trocar cartas rapidamente conecta os jogadores de modo que novas amizades se formam frequentemente dentro da comunidade, tornando-se então um
enorme incentivo para o desenvolvimento social de pessoas de todas as idades. “[…] Tem tanta coisa envolvida nisso…

A criança não só cria o hábito da leitura, como também o raciocínio lógico. Uma coisa é você jogar um pokémon na mesa; difícil é você saber qual jogar na hora certa, o que ele tem que fazer e quando fazer. […]” Foram palavras do Cláudio, um dos proprietários da loja especializada em card games X1 Arena na cidade de Indaiatuba, ao ser questionado sobre o assunto. Com muito mais experiência e conhecimento prático no assunto, Rafael e Cláudio, a dupla de proprietários da X1 Arena, foram entrevistados para esclarecer com maior propriedade a respeito do mundo das cartas e o cenário crescente que estamos nos deparando no município de Indaiatuba.

Ao questionar a respeito da importância desses jogos, a resposta de ambos demonstrou não apenas consistência, mas também apontaram para os mesmos tópicos: “Contribui muito com o raciocínio lógico, social… Acho que o principal é o social!
[…]” Destaca Rafael, sem sequer hesitar. “Vocês começam a sair com pessoas novas, de fora do seu círculo social […] Isso te dá essa possibilidade de fazer novas amizades, conhecer novas pessoas… É muito massa! […]” Complementou Claudio.

A presença de uma loja como a X1 Arena na cidade de Indaiatuba não apenas abraçou as centenas de jogadores e colecionadores locais, mas também vêm continuamente apresentando o mundo das cartas para novas pessoas de todas as idades. Oferecendo não apenas um local para simplesmente jogar e trocar cartas, a X1 Arena também disponibiliza um grande estoque atualizado de produtos oficiais, campeonatos amistosos e oficiais para todas as idades, e principalmente, um espaço para que todos possam se divertir.

“Na real é também uma baita válvula de escape […] É tão bom você estar em um ambiente que, tipo assim, você sabe que vai passar 4 horas lá dentro como se fosse dez minutos. Passa muito rápido, cara… […]” Comentou Cláudio durante o bate-papo. 

Não se sustentando apenas em fatores lógicos e sociais, os card games também facilmente se destacam de outros jogos graças às suas características únicas: “Competitividade, complexidade, estratégia… Tem várias linhas que você pode seguir… Colecionismo! Principalmente colecionismo! […] Sobre o sentimento, sempre tem aquela adrenalina; o receio em saber se o oponente vai conseguir virar o jogo; o que vai acontecer no próximo turno… Tem muita diferença sim, com certeza!” Disse Rafael, apontando um dos maiores fatores que diferencia os card games de outros jogos: não apenas o fator colecionismo, mas também todo o sentimento e adrenalina sendo aplicados de forma positiva e saudável.
“Outra coisa muito legal disso é você se desafiar. Se você pega as crianças que jogam aqui com os adultos, elas sabem que estão em desvantagem, mas pergunta quem tem medo de jogar… E você acha que elas não ganham? […]” Complementou Cláudio.

Após tudo o que foi dito, já pode-se ver que card games não são apenas um jogo bobo ou um vício que oferece risco; é um jogo que fornece inúmeras vantagens sociais e intelectuais para todas as idades, gêneros, culturas etc. É um hobby que oferece oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal; oferece diversão de forma saudável e ética sem perder as raízes sociais que devemos tanto cultivar, mas que, infelizmente, parecem estar cada vez
mais se perdendo em meio a tanta tecnologia.

“Eu acho que todo mundo deveria dar uma chance para os TCGs, sabe… Vir conhecer para ver tudo isso que a gente falou até agora, e você ter sua própria comprovação… Ver que o TCG te dá novas possibilidades; te dá um horizonte do que é se divertir, mas se divertir com responsabilidade. Há essa interação, de ver todas essas crianças crescendo já com uma linha de raciocínio diferente, longe do digital, o que é muito mais importante nos dias de hoje, cara…” Finalizou Cláudio, com uma mensagem que não apenas faz parte de sua realidade como lojista, mas também como pai e jogador.

Para finalizar, não apenas Rafael e Cláudio, mas também toda a comunidade que vem sendo construída em Indaiatuba, lhe convida a ir até a X1 Arena conhecer, e se possível, jogar algumas partidas com o pessoal, que está sempre disposto a ensinar novos jogadores. Para quem vive em Indaiatuba e região, a loja se encontra se encontra no endereço: Rua Vinte e Quatro de Maio, 1430 – Centro, Indaiatuba SP. O horário de funcionamento é: segunda, quarta e sexta das 19:15 às 22:30; aos sábados das 09:00 às 18:00.

Foto: Lucas