Atendimento estendido para Dengue é suspenso em três Unidades Básicas de Saúde

A partir desta segunda-feira (5/5) a Secretaria da Saúde, com aprovação do Conselho Municipal de Saúde, encerra o atendimento estendido para casos de Dengue em três Unidades Básicas de Saúde. A medida foi tomada devido à redução de 41,78% no mês de abril, comparado a março. As UBSs Cecap, Jardim Pioli e UBS 7 (Morada do Sol) seguem com o atendimento a pacientes com suspeita ou acompanhamento de tratamento de Dengue, das 17h às 22h, de segunda à sexta-feira, para maiores de 12 anos, independente do local de residência em Indaiatuba.
A secretária da Saúde, Dra Heloísa Salatino, explica como foram definidas as unidades que permaneceriam abertas. “A escolha de manter o atendimento para Dengue nas UBSs do João Piolli, UBS 7 e Cecap é porque elas realizam mais de 65% dos atendimentos do horário estendido e com base nas avaliações da equipe de Controle da Dengue, o predomínio de focos está mais acentuado nessas regiões. Reforçamos ainda que elas atendem a população de Indaiatuba de qualquer bairro, e que a Telemedicina segue com os atendimentos diariamente das 8h às 20h e o Pronto Atendimento do Hospital Dia de segunda a sexta das 17h às 23h e sábados, domingos e feriados das 7h às 23h” ressalta.
A secretária da Saúde destaca o trabalho sério contra a proliferação do mosquito da Dengue o ano todo no município. “Todas medidas são constantemente reavaliadas e, se necessário, novas estratégias serão tomadas”, finaliza Dra Heloísa Salatino.
Balanço
Desde o dia 20 fevereiro quando foi anunciada a abertura do horário estendido em cinco Unidades Básicas de Saúde e em 31 de março o serviço foi ampliado para a UBS do Jardim Califórnia, 14.669 pacientes foram atendidos com sintomas de Dengue. Foram distribuídas 463 unidades de repelentes para gestantes e 13.867 para idosos.
A Ferramenta Dengue foi acessada por 1.893 usuários, que responderam o formulário e receberam orientações e direcionamento para o serviço de saúde mais adequado conforme as informações do usuário; 33,83% relataram sinais de alarme e foram orientados a procurar os serviços de urgência. A equipe do Hub da Dengue realizou 6.542 ligações de monitoramento, sendo que 15% dos usuários que atenderam a ligação, foram orientados a procurar o serviço de saúde para avaliação presencial.
Sintomas de Dengue
Os principais sintomas da Dengue são febre, associada a dores de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações. Os casos de Dengue precisam manter acompanhamento e retornos conforme indicação médica, além de seguir as recomendações de hidratação e o uso de medicamentos, somente com prescrição médica.
UBSs Horário Estendido
Segunda a sexta-feira, das 17h às 22h
Atendimento ou acompanhamento casos de Dengue
UBS II Cecap – Praça Vital Barnabé, 197
UBS João Pioli – Av. Manoel Ruz Perez, 3265
UBS VII – Rua José de Campos, 709 – Morada do Sol
Com informações: Assessoria -PMI