EsporteIndaiatuba

Atleta do programa Base, em Indaiatuba, se destaca no Pan-Americano

Vinicius dos Santos, de 12 anos, que começou como atleta do Programa BASE de Indaiatuba ficou entre os 10 melhores rebatedores do Campeonato Pan-Americano, realizado este ano na Colômbia entre os dias 6 a 15 de setembro.

O coordenador do Programa Base, Bernardo Xene foi convidado para ser o coordenador técnico da seleção brasileira de beisebol na categoria infantil, que ficou em terceiro lugar no torneio.

O beisebol é um dos esportes mais tradicionais nos Jogos Pan-Americanos. A modalidade faz parte do programa oficial da competição desde a primeira edição, disputada em Buenos Aires 1951.

PROGRAMA BASE

O Programa Base foi idealizado em 2015 por Massao Kanesaki em parceria com a ACENBI (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), a CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol), a MLB (Major League Baseball) e a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, com objetivo de ensinar a prática do beisebol para alunos regularmente matriculados na rede pública da cidade. O programa atende mais de 1.500 alunos.

Iniciou recentemente sua 2ª Fase no Esporte Cidadão, com a criação de novas turmas com aproximadamente 50 alunos das Escolas EMEB Profª Maria José Ambiel Marachini e da EMEB Complexo Educacional Profª Laura Fahl Correa, que tem por objetivo, a preparação para a prática competitiva do beisebol. Os alunos que fazem parte do competitivo foram selecionados por se destacarem na modalidade.

Na primeira fase do Programa Base, que está implantado em 5 escolas e no Esporte Cidadão têm por finalidade a filosofia do esporte-educação, trabalhando a prática do beisebol de forma lúdica, ajudando a desenvolver nas crianças o espírito de equipe, motivação e disciplina – que o Beisebol oferece.