Cidades

Auxílio emergencial vai deixar de ser pago para cerca de 7 milhões de pessoas no estado de SP

Cerca de 7 milhões de pessoas vão deixar de receber o auxílio emergencial no estado de São Paulo neste mês. É que a Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (26) a última parcela do auxílio para os aniversariantes do mês de junho.

Já quem nasceu entre julho e dezembro recebe o benefício até o fim deste mês. A partir de novembro, com o fim do programa, essas pessoas vão ficar sem renda extra, mesmo com a possível aprovação do novo Bolsa Família, programa do governo federal batizado de Auxílio Brasil.

Aos 68 anos, sem emprego e nem aposentadoria, a desempregada Maria Angélica de Souza mora em uma ocupação no Jardim Horizonte, na Zona Sul.

“Eu moro aqui, eu durmo aqui, eu me alimento aqui… porque foi a solução pra pandemia. A caminha foi eu quem fiz com madeira e uma porta. Ganhei um colchão. Trouxe 2 cobertores, mas ganhei mais”, conta a moradora que só come porque recebe doação de alimentos.

Apesar de cada família ter um barraco, o banheiro e cozinha são compartilhados. E a situação pode se complicar com o fim do auxílio emergencial.

O pagamento do auxílio emergencial, criado pelo governo federal para auxiliar os mais pobres durante a pandemia, começou a ser pago em abril do ano passado.