Balanço do primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Custódio Tavares soma mais de 70 obras – Comando Notícia
CidadesIndaiatuba

Balanço do primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Custódio Tavares soma mais de 70 obras

Ampliação hd indaiatuba

Prefeitura concluiu mais de 40 obras e fecha 2025 com outras 30 em andamento

O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) fecha o primeiro ano de sua gestão com mais de 70 obras, sendo 40 delas já concluídas e outras 31 obras em andamento. Os números envolvem projetos executados pelas secretarias de Obras e Vias Públicas, Planejamento Urbano e Engenharia, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). Entre as novidades do balanço de Obras de 2025 está o início da implementação da Secretaria de Mobilidade Urbana.

  • Museu da água

Para o prefeito, o saldo de obras de 2025 mostra um avanço em projetos de infraestrutura que ampliam e qualificam a oferta de serviços públicos em áreas essenciais. “Este ano avançamos em importantes obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Ampliamos e modernizamos serviços em Saúde, Educação e Assistência Social, garantindo mais atendimento e melhores espaços para as famílias. Na Mobilidade Urbana, realizamos intervenções que deram mais segurança e fluidez ao trânsito”, comemorou. “Investimos também em Saneamento Básico, fortalecendo o abastecimento e a preservação ambiental. E, nas áreas de Esporte e Lazer, revitalizamos e criamos novos espaços de convivência. Cada obra entregue reflete nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade e com o bem-estar de todos”, resumiu.

Mobilidade Urbana

A grande novidade deste ano foi o início da implementação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana no mês de novembro, com a apresentação de Diego Santos Vido Faria para o comando da Pasta. O novo secretário é servidor de carreira licenciado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e possui 16 anos de experiência na área de gestão de trânsito e mobilidade urbana.

Ainda sob a competência da Secretaria de Obras e Vias Públicas, Indaiatuba recebeu importantes obras viárias este ano, entre elas a conclusão da alça de retorno construída na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol. A obra integra o projeto de revitalização do Parque Ecológico no trecho entre a avenida Ário Barnabé e a rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80), ajudou a desafogar o trânsito nos cruzamentos das marginais do Parque com a avenida Ário Barnabé e também com a Rua 80, que são trechos que registram fluxo intenso de veículos.

Em março, a Prefeitura iniciou a obra de pavimentação das ruas Maritaca, Bico de lacre e Guarita, no Recreio Campestre Internacional Viracopos, zona norte da cidade. As três vias somam 2,3km de asfalto e um investimento aproximado de R$ 4,1 milhões com recursos próprios. A Rua Guarita foi a primeira a ser pavimentada, e os trabalhos continuam por lá.

A pavimentação também chegou à rodovia Lix da Cunha, em um trecho de 1,1 km em frente ao Jardim Brasil, atendendo a um pedido antigo dos moradores do bairro. A obra foi concluída em agosto.

Este ano, os recapeamentos beneficiaram mais de 17 km de vias dentro do Plano Municipal de Recapeamento e com obras de convênio com o Governo do Estado e parcerias com empreendedores locais. O recape mais recente está em andamento na Estrada do Sapezal e Avenida Windsor Park, na região do bairro Chácaras Alvorada, que somam três quilômetros de asfalto.

Na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, logo no início de 2025 foram recapeados 1.866 metros de asfalto nas Marginais Direita e Esquerda, entre a Avenida Ário Barnabé e Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80). Na sequência, um convênio firmado com o Governo do Estado por intermédio do deputado estadual Rogério Nogueira garantiu mais 2.600 metros de asfalto recuperados em mais um trecho da Fábio Roberto Barnabé, na altura do Jardim Esplanada II, e da avenida Francisco de Paula Leite.

Dentro do Plano Municipal de Recapeamento, que é feito com mão de obra e recursos próprios, também foram recuperados trechos das ruas Dr. Renato Riggio; Adaísio Giron; Hermínio Steffen; João Martini; Francisco Xavier de Almeida e Vicente de Genaro.

Os trabalhos de recape e da Operação Tapa-Buracos ganharam reforço em 2025 com a modernização de maquinários. Desde de setembro a Secretaria de Obras e Vias Públicas está utilizando um novo equipamento para transportar massa asfáltica quente, o que garante mais durabilidade do reparo, reduz perdas de material e gera mais economia aos cofres públicos.

Em julho foi concluída a nova via de interligação do Jardim Pau Preto à Marginal Esquerda da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. A interligação foi feita pela confluência das ruas Hércules Mazzoni e Almeida Júnior, paralela à Rua das Orquídeas.

As reformulações de trânsito foram iniciadas em fevereiro, pelo cruzamento da avenida Manoel Ruz Peres com avenida Padre Arthur Lupurini Sampaio, que também inclui a instalação de um sistema semafórico no local. No mesmo mês foram realizadas mudanças no acesso ao Distrito Industrial, com a duplicação da faixa de rolamento no início da rua Antônio Barnabé, o que garantiu mais fluidez aos trechos.

Em novembro, a Secretaria de Obras e Vias Públicas concluiu a reformulação viária na Avenida Presidente Vargas, com a abertura de um retorno no canteiro central da avenida e com mudanças de direção de via, para melhorar e tornar mais seguro o acesso à Vila Homero. A equipe de Obras ainda deve concluir nos próximos dias a reformulação de trânsito na avenida Fábio Ferraz Bicudo, com a desativação de uma rotatória e a criação de ciclovia e bolsões de estacionamento no canteiro.

No total, foram instalados cinco novos semáforos, incluindo a confluência da Manoel Ruz Peres com Padre Arthur Lupurini Sampaio; o cruzamento da rua Humaitá com Quinze de Novembro; e o Cruzamento da 24 de Maio com Ademar de Barros.

Outro trabalho iniciado em março deste ano foi a recuperação dos antigos sarjetões da cidade, com o objetivo de melhorar tanto a função de escoamento de água como a mobilidade urbana. Já foram reconstruídos 11 sarjetões localizados no Jardim Morada do Sol, Centro, Jardim Regina e Jardim Primavera.

Em outubro, a Prefeitura iniciou um estudo voltado ao planejamento e gestão do trânsito. O objetivo é acompanhar o comportamento viário em pontos estratégicos da área urbana para identificar problemas de fluidez de veículos e riscos de acidentes, e planejar soluções possíveis para a resolução dos conflitos.

Para completar, a Prefeitura construiu uma nova ponte do Mirim, resolvendo um problema antigo na divisa de Indaiatuba e Campinas; reconstruiu a Ponte do Berdu, utilizando material mais resistente a grandes volumes de chuvas, e também reconstruiu as travessias do Parque Ecológico do Buru, dando mais segurança aos usuários do espaço.

Sobre os projetos para 2026, o prefeito Dr. Custódio Tavares já adiantou que terá bastante novidade boa na área de mobilidade urbana. Está em andamento a implantação de tecnologia de semáforos inteligentes para melhorar o fluxo do trânsito em pontos de grande circulação de veículos, o projeto do novo elevado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, nas proximidades do Colégio Objetivo, já está ficando pronto, e também foram iniciados estudos de viabilidade para a construção de um túnel interligando as marginais do Parque Ecológico, no cruzamento com a avenida Fábio Ferraz Bicudo.

 

Saúde

O ano de 2025 trouxe muita novidade boa na área da Saúde, também. O ano mal começou e a Administração Municipal já inaugurava a nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (Sus). Com seis novos quartos e 17 leitos, a nova maternidade oferece muito mais estrutura e conforto para atender as gestantes e os recém-nascidos.

Em abril, a Prefeitura inaugurou a ampliação do Espaço Avançar, que ganhou cinco novos consultórios e duas salas de aula, o que permitiu a ampliação da oferta de vagas do serviço que foi criado para atender crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA).

Em junho, ficou pronta a sede nova do Projeto Nascer Bem, na rua Domingos Casagrande. Pela primeira vez, o programa conta com uma sede própria, que em breve, também abrigará o Banco de Leite Humano.

O Pronto Atendimento Pediátrico de Indaiatuba (Papi) foi inaugurado em agosto. A unidade de saúde foi projetada para atender o padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de um hospital “Amigo da Criança” e oferece atendimento 24 horas. O prédio conta com três consultórios e farmácia interna; serviço de Raio X; leito de isolamento; salas de urgência e de acolhimento; sala de procedimentos e coleta; sala de observação com capacidade para dez leitos, e também um posto de enfermagem, entre outras dependências administrativas e de apoio.

Em setembro, a Prefeitura iniciou a ampliação e reforma do Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Júnior” e a unidade do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Entre as novidades do projeto estão a construção de um novo pavimento para abrigar 26 leitos e a ampliação do Centro Cirúrgico. A obra recebe investimentos no valor de R$11 milhões e terá dois anos para conclusão.

Este ano, também foi concluído o novo prédio que abrigará a Unidade Básica de Saúde I, que hoje funciona no Hospital Dia.  A unidade foi construída em parceria com a Unimax, e deve iniciar as atividades em 2026.

Outra obra executada com parceria é a construção da Unidade de Saúde do Jardim Bela Vista. A unidade localizada na Rua Jorge Alves Brown é construída por empreendedor imobiliário da região, e terá oito consultórios médicos e dois odontológicos para atender a população local. A previsão é de que a obra seja concluída em 2026.

O novo Hospital Municipal do Parque dos Pássaros, que é outro projeto bastante esperado pela população, já está saindo do papel, com a preparação do terreno e início do muro para receber a obra. A unidade de saúde será construída em parceria com empreendedor local e oferecerá 58 leitos para atender a população da região que inclui o Parque Campo Bonito. O projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia tem 4 mil metros quadrados de construção divididos em três pavimentos, e será construído na avenida Luiz Bruno Petrilli.

No final de novembro, a Prefeitura também iniciou uma reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Jardim das Maritacas. A obra que recebe investimento no valor de R$ 483 mil, e inclui serviços de manutenção, pintura e melhorias no prédio, deve ser entregue a partir de fevereiro de 2026.

 

Educação

As obras na área da Educação continuam em ritmo intenso. Nesta terça-feira (09/11), às 16h, o prefeito inaugura a nova creche do Jardim Residencial Veneza, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos do Ministério da Educação através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do município. O prédio construído na Rua Professora Zoleima Antônio de Almeida terá oito salas e capacidade de atendimento de até 178 crianças.

Este ano, foram iniciadas as atividades na Creche do Residencial Céu Azul, que entrará em funcionamento com a capacidade total de crianças no próximo ano. A creche foi construída em parceria com empreendedor da região.

O mesmo empreendedor está construindo uma unidade escolar de Ensino Fundamental no Residencial Veredas da Conquista. A Emeb foi projetada com quatro pavimentos com 21 salas de aula e quadra poliesportiva coberta no último pavimento. A previsão de conclusão é 2026 e a proposta é atender toda a região do bairro Mato Dentro.  

Outra unidade que está quase pronta e deve iniciar as atividades no ano letivo de 2026 é a Emeb que funcionará no antigo prédio da unidade II da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), no bairro Cidade Nova, que está na fase final dos acabamentos. A Emeb atenderá alunos do 1º ao 5º ano, além de Educação infantil, com 1ª e 2ª etapa de Pré-escola.

 

Cuidado Social

O primeiro ano de gestão do prefeito Dr. Custódio Tavares foi marcado pelo cuidado social, com obras que refletem essa realidade. O projeto de ampliação do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) está virando realidade com as obras iniciadas em fevereiro deste ano. Entre as novidades estão um refeitório, uma área de convivência e vestiários.

Em outubro, foi a vez do Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Morada do Sol – Cras III iniciar as obras de ampliação e reforma. O salão para área de convivência é uma das novidades do projeto de ampliação. Os espaços também serão remodeladores e a reforma promoverá a melhoria da infraestrutura existente, proporcionando mais conforto no atendimento prestado pela Secretaria de Assistência Social. A obra recebe investimentos no valor de R$ 1,1 milhão, e tem prazo de conclusão previsto para o segundo semestre de 2026.

Entre as novidades deste ano ainda está o início da construção do novo Cras VI, no Residencial Veredas da Conquista, para atender a população do Bairro Mato Dentro. O projeto terá cinco salas de atendimento; recepção; área coberta interna para pátio; cozinha com despensa; área de serviços; depósito e sanitários. A obra é executada em parceria com empreendedor local.

A Prefeitura também trabalha na reforma e ampliação do antigo prédio da Sub-prefeitura do Jardim Morada do Sol. O novo espaço será utilizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba e pela Secretaria de Assistência Social, e foi planejado para ampliar serviços e oferecer um espaço melhor para o acolhimento da população da região.

Outra obra de ampliação e reforma na área social foi iniciada em novembro, no Centro Dia e Instituto de Longa Permanência para Idosos “José Theodoro Dias. O serviço que é administrado pelo Centro de Convivência Amor sem Limites (Cecal) faz parte do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) da Secretaria de Assistência Social. A ampliação criará seis novos ambientes: oficina para confecção de fraldas, sala de atendimento, sala de triagem, sala de atividades, guarita e lavanderia. Os trabalhos começaram em outubro, com investimentos de R$ 1,7 milhão.

Fechando o ano com “chave de ouro”, na última semana de novembro o prefeito emitiu a Ordem de Serviços para a construção do novo Centro Dia do Idoso, que será construído ao lado do Centro Dia e Instituto de Longa Permanência do Idoso. O serviço terá capacidade para atendimento de 50 idosos, e a obra recebe investimentos de aproximadamente R$ 2,7 milhões.

 

Saneamento Básico

Os investimentos no abastecimento de água da cidade continuaram com força total em 2025. O destaque deste ano foi o início da construção da Barragem do Ribeirão Piraí, cuja obra é executada pelo Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi), formado por Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva. A barragem tem capacidade de armazenamento prevista de 10 bilhões de litros de água e garantirá maior disponibilidade hídrica, especialmente nos períodos de estiagem, para os municípios do consórcio, beneficiando diretamente cerca de 700 mil pessoas. A primeira etapa da obra conta com investimento de R$ 109 milhões dos governos Federal e Estadual.

A ampliação do sistema de captação de água de Indaiatuba também inclui a construção da Estação de Tratamento de Água – ETA VI, no Bairro Tombadouro, que terá capacidade inicial de tratar 150 litros por segundo, podendo ser ampliada futuramente para 300 L/s. O projeto do Serviços Autônomo de Água e Esgotos (Saae) contempla reservatório próprio com capacidade para 1 milhão de litros.

A implantação das novas adutoras com obras iniciadas este ano tem um papel vital na garantia do abastecimento de água de forma eficiente. Duas delas já foram entregues: a adutora ETA V – CR Cristo reforçou o abastecimento da ETA III para grande parte da Zona Sul, e a adutora CR Mato Dentro que fortaleceu o abastecimento da região do Vale do Sol. As obras estão em fase final na adutora do Mirim – ETA I, que reforçará o abastecimento de toda zona norte.

Outro reforço importante foram os três novos reservatórios finalizados este ano: Itaici, com capacidade para 2 milhões de litros; Santa Maria, para 1,5 milhão de litros; e a substituição do reservatório no Altos do Bela Vista com mais 325 mil litros. Juntos, somam quase 4 milhões de litros de água reservada.

O Saae ainda fechou 2025 com a conclusão da Setorização do Jardim Morada do Sol, com recursos do Fehidro); e com o desassoreamento dos lagos do Parque Indaiá e Córrego Barnabé, no trecho em frente à Prefeitura. O desassoreamento continua no Córrego Barnabé, no trecho próximo à Concha Acústica do Parque Ecológico.

Também continua a obra de Setorização da área Central e Cidade Nova, que é a quinta etapa do projeto; a manutenção e reforma da Estação de Tratamento de Esgotos Mario Araldo Candello – ETE MAC; a implantação do emissário de Lodo da ETA I; e do emissário de esgotos da SP-75 e SP-73, que recebe verba federal.

 

Lazer e Esporte

Os investimentos em Lazer e esportes também estão presentes no balanço de obras de 2025 da Prefeitura de Indaiatuba. Em abril foi entregue a nova Praça Maria Merces Vaz Fernandes Elias, localizada entre as ruas Humaitá e Vinte e Quatro de Maio, no Bairro Cidade Nova. O espaço de lazer que foi construído em parceria com empreendedor local, foi projetado para o descanso, lazer e convivência, com áreas de sombra, mesas de pingue-pongue fixas, área para piquenique, quadra de basquete, bancos para descanso e área de passeio.

Ainda no primeiro semestre, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente também entregou as revitalizações das áreas de lazer do Parque Residencial Indaiá e do Colinas de Indaiatuba I. No Residencial Indaiá o espaço de lazer ganhou quadra de beach tênis e meia quadra de basquete, entre outras reformas. A praça do Colinas passou por manutenção geral dos equipamentos de lazer.

No final do semestre, a Prefeitura ainda concluiu a revitalização da área verde localizada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Esquerda, entre as ruas Antônio Cavalli e Vicente de Genaro, no Jardim Morada do Sol. A praça que fica próximo à Escola Estadual Profª. Suzana Benedicta Gigo Ayres abriga várias árvores de porte médio e grande e recebeu bancos, calçadas e iluminação em LED.

A revitalização do Parque Ecológico, entre a avenida Ário Barnabé e a Rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80) e o novo Parque Pet no Jardim Morada do Sol, estão prontos para serem entregues oficialmente para a população.

O Parque Ecológico teve outros trechos renovados em 2025. O processo de revitalização do Parque Ecológico teve início em fevereiro pela área do “Barco” e do Parque Temático, com a manutenção de equipamentos de lazer, brinquedos, calçamento e pintura. O Parque Temático ganhou dois pergolados de madeira com mesas para jogos confeccionadas em concreto. A Secretaria de Serviços Urbanos revitalizou a Concha Acústica e de todo o trecho inicial do Parque, incluindo as calçadas externas da avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. As melhorias nas calçadas também foram realizadas no trecho próximo ao Supermercado Sonda. Em setembro foi a vez do Parque Pet do Jardim Esplanada passar por manutenção geral dos equipamentos de lazer, e a área de fotos recebeu uma nova cobertura e a substituição dos adesivos, e mais lixeiras foram instaladas no local.

A Prefeitura trabalha na revitalização da área de lazer do Vale do Sol e do Parque Corolla. No Vale do Sol a novidade é a implantação de um Espaço Pet com cercadinho exclusivo para o passeio de animais e um pergolado com mesa para piquenique. O Parque Corolla será todo renovado e o espaço ainda ganhará um novo playground com grama sintética e uma nova academia ao ar livre. A Previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no início de 2026.

Para a prática esportiva, está em fase final de obra a construção da nova quadra poliesportiva que atenderá a população do Jardim Oliveira Camargo já no início de 2026. O projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia prevê vestiários e área administrativa. A obra recebe investimentos da Administração Municipal no valor de R$2,6 milhões, com recursos próprios.

 

Iluminação Pública

Para garantir mais segurança aos munícipes, melhorar a eficiência da iluminação pública e trazer economia aos cofres públicos, só este ano a Prefeitura substituiu 3.800 lâmpadas comuns por LED. Foram atendidas a região do bairro Cidade Nova, região do bairro Chácaras Areal, Vale do Sol e o Colinas de Indaiatuba I, e a região do Bairro Colibris.

A primeira ordem de serviços de iluminação emitida em 2025 beneficiou os bairros Cidade Nova I e II. Os dois bairros totalizam 1.270 pontos de iluminação com tecnologia LED.

Em julho, a Secretaria de Obras e Vias Públicas executou a Ordem de Serviços que atendeu a região do bairro Chácaras Areal, onde foram substituídas 570 lâmpadas em um lote de ruas que também incluiu o bairro Vale do Sol e o Colinas de Indaiatuba I. 

A substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED também aconteceu na região do Jardim dos Colibris, em agosto, atendendo mais 14 bairros com 1.315 luminárias.  Neste lote de ruas também estão o Jardim dos Tucanos; Jardim Beija Flor; Jardim Park Real, Jardim Portal do Sol; Jardim União; Jardim Moryama; Jardim Maritacas; parte do Andorinha; Jardim Chácaras dos Amigos; Residencial Vitória Régia; Residencial Cocais I e II e trecho da avenida Manoel Ruz Peres.

Também foram substituídas 160 luminárias de LED nos oito condomínios do Parque Campo Bonito e outras 64 lâmpadas nas avenidas João Manoel Ruz Peres, Ary Barnabé, rodovia João Ceccon e na Rua das Primaveras.

Indaiatuba conta, hoje, com mais de 25 mil pontos de iluminação LED, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de lâmpadas da cidade substituídas por uma tecnologia bem mais eficiente.

 

Crescimento Urbano

A primeira ação do prefeito Dr. Custódio Tavares neste ano foi a suspensão da emissão de viabilidade para fins de aprovação de loteamentos residenciais e de condomínios residenciais multifamiliares verticais. A decisão é válida por um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período. A medida foi tomada para que a Administração Municipal pudesse estruturar melhor as questões relativas à infraestrutura urbana, a fim de garantir que seja mantido o desenvolvimento sustentável da cidade.

A decisão não interferiu na aprovação dos imóveis individuais. Em 2025 a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia aprovou 2.849 residenciais, comercias e industriais, e emitiu 2.190 Habite-se.

Obras afalto prefeitura indaiatuba

 

Foto: Secom/PMI