Cidades

Bancos retornam nesta quarta; clientes devem se atentar para preencher cheques

O expediente bancário de 2019 começa nesta quarta-feira, dia 2. Durante o fechamento por causa das festas, a orientação da Febraban era para que a população utilizasse os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado podem ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Cheques. Um dos maiores problemas deste período é com o preenchimento incorreto de cheques. É que sempre que muda o ano é normal a pessoa preenchê-lo com o dia e o mês corretos, mas o ano anterior. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), esse erro pode gerar muitos transtornos e o documento não ser compensado.

“Se um cheque estiver com o preenchimento de data errada, ele só será compensado se for comprovado que houve engano. E se isso não for possível, o documento será devolvido pela câmara de compensação”, alerta o diretor jurídico de operações da entidade, Walter de Faria. Nesses casos, é importante pedir que o emissor faça um novo cheque, já com o ano preenchido corretamente.

O correntista deve se lembrar de preencher o ano como 2019. O comerciante, ou quem estiver recebendo o cheque, também pode ficar atento a isso para evitar problemas para todos.

foto: divulgação