do G1 Campinas
Em uma ação cinematográfica, um grupo com pelo menos cinco homens armados com fuzis invadiu a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na noite do domingo (4), e roubou um malote de dólares em espécie. Segundo estimativa extraoficial da polícia, o valor levado na ação chega a 5 milhões de dólares. O dinheiro do roubo era parte da carga de um avião da Lufthansa.
De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, a ação toda durou aproximadamente seis minutos, e nenhum tiro foi disparado. A Polícia Federal confirmou o roubo, mas não divulgou o valor. Ninguém foi preso até este momento.
A aeronave, também segundo a concessionária, saiu de Guarulhos (SP) e parou em Campinas para recolher mais carga e, na sequência, o cargueiro seguiria para Dakar, no Senegal.
Roubo em Viracopos
De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 21h40. O acesso ocorreu pelo Portão 18 , que fica próximo ao Jardim Planalto de Viracopos . O grupo teria derrubado o alambrado para entrar com o veículo clonado -com as mesmas características dos usados pela segurança do aeroporto.
Eles seguiram por uma estrada interna contornando a pista em direção ao terminal de cargas. Ao se depararem com uma viatura da segurança, renderam dois vigilantes. Continuaram pela estrada e conseguiram efetuar o roubo.
Os criminosos teriam colocado os funcionários da empresa alemã em uma van. A empresa Brink´s, de transporte de valores informou que está à disposição das autoridades. A empresa reforçou que ninguém se feriu.
A Polícia Federal foi acionada e vai investigar o caso. Os delegados estão em diligências e não passaram mais informações sobre o caso. Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) também estiveram no aeroporto ao longo da madrugada.
A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, informou que colabora com as investigações, mas a investigação é de responsabilidade da Polícia Federal.
As operações de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, aumentaram 20% de 2016 para 2017, segundo dados da concessionária que administra a estrutura. O balanço da Aeroportos Brasil aponta que, durante todo o ano passado, o fluxo no terminal foi de 198,8 mil toneladas movimentadas, enquanto o índice em 2016 chegou a 164,4 mil toneladas. O número envolve a soma de exportações, importações e encomendas expressas.