Barragem do Piraí, que irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva começa a ser construída em dezembro
Foi assinada na sexta-feira (24) a ordem de serviço para a instalação do canteiro de obras da construção da Barragem do Piraí, que irá atender os municípios de Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva. A barragem será construída através do Conirpi Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí e irá regularizar a vazão do manancial, garantindo sua captação durante o ano todo, inclusive nos períodos de estiagem.
A represa tem a capacidade de reservação para 9,7 bilhões de litros de água, sua extensão é de 3,5 quilômetros, com a largura média de 450 metros e profundidade de 15 metros. Na primeira etapa está prevista a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí). Para a segunda etapa, a estimativa é de iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.
O maciço será construído na divisa entre os municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.
Com informações: Assessoria/PMI