A empresa Basf comemora no mês de março os 20 anos de implantação em Indaiatuba (SP). Com cerca de 100 funcionários, a fábrica localizada às margens da SP-73 se orgulha de manter o padrão alemão nas peças e de fazer parte de uma rede com mais de 117 mil funcionários em todo o mundo.
Apenas em 2019, segundo informa a empresa, os lucros foram superiores a 4,5 bilhões de euros. A unidade de Indaiatuba produz basicamente catalisadores. E são de vários tamanhos, desde os que vão em motos, passando por carros e até por caminhões. A Basf tem 17 unidades na América do Sul, oito no Brasil, sendo a maior delas na cidade de Guaratinguetá.
A unidade de Indaiatuba segue o modelo de sustentabilidade, com o projeto zero aterro, o repasse de resíduos para compostagem para parceiros próximos, por exemplo. Segundo a própria empresa, nos últimos oito anos foram investidos mais de 15 milhões de euros em modernizações só na unidade da cidade.
Os catalisadores são importantes, basicamente, na filtragem de ar que sai do carro. A poluição que um veículo dos anos 1970 soltava é o equivalente ao que soltam cerca de 100 veículos hoje em dia, tamanha a evolução tecnológica.
A Basf foi uma das primeiras a liderar os estudos sobre emissões de poluentes e é a responsável por uma importante inovação no setor automotivo: o catalisador de “três vias”. Os catalisadores promovem uma reação química que transformam os gases hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio produzidos na combustão de água e nitrogênio.
fotos: Basf