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Black Friday teve 230 reclamações por hora

Um balanço do Procon-SP mostra que foram recebidas 258 reclamações sobre a Black Friday até as 18h de sexta-feira (23). Destas, 87 se referem a maquiagem de desconto. Outras 52 queixas foram sobre mudança de preço ao finalizar a compra. Os consumidores também reclamaram de produto oferecido não disponível (38 queixas), pedido cancelado pela empresa após finalização da compra (37), site intermitente/congestionado/página bloqueada (21) e site não permite pagamento via boleto ou débito em conta (4).

A Black Friday gerou em média 230 reclamações por hora, segundo o ReclameAqui. Desde o início do monitoramento, já foram registradas 4.058 queixas. Smartphones e celular seguem na liderança entre os produtos mais reclamados, com 11%. A seguir, aparecem TV (5,6%), passagem aérea (4,8%), tênis (3,9%) e cartão de crédito (3%). Propaganda enganosa e maquiagem de preço representam 16,1% dos problemas. Atraso de entrega aparece como quarto motivo mais comum, com 3,9%.

As vendas da Black Friday no e-commerce alcançaram R$ 2,1 bilhões, segundo levantamento da Ebit/Nielsen. O faturamento apurado já igualou o montante total observado em 2017. Na comparação com o mesmo horário do ano passado, o crescimento é de 26%. A Ebit/Nielsen apurou que o volume de pedidos no e-commerce ultrapassou a marca de 3,23 milhões, crescimento de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O tíquete médio chegou a R$ 641, o que representa uma alta de 10%.

foto: divulgação