campinasCidadesPolícia

Blindado chega a Guarda Municipal de Campinas para ocorrência de alto risco

A Guarda Municipal de Campinas passa a contar, desde  sexta-feira, 14 de julho, com um Grupo de Pronta Intervenção (GPI), uma equipe composta por 20 guardas municipais com alta capacitação e especialização para atuar em ocorrências que impliquem em alto risco à integridade física ou à vida do cidadão, em ações de crime organizado, no controle de multidões, em incidentes críticos em escolas, entre outros. Grupo utilizará veículo blindado.
 
A novidade foi anunciada nesta sexta-feira, dia 14 de julho, durante a cerimônia de comemoração do aniversário de 26 anos da Guarda Municipal, que faz parte da programação dos 249 de Campinas, realizada na Academia da GMC, no Parque Portugal.
 
Durante o evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública apresentou também o primeiro veículo de transporte blindado da GM, destinado para os guardas municipais que fazem parte do do GPI. Além desta viatura especial, o novo grupo especializado da corporação vai contar com capacetes e escudos balísticos e armamento próprio. 
 
Com o uso destes equipamentos, somado à capacitação e especialização dos agentes de segurança, o GPI tem como objetivo potencializar a proteção e a segurança das pessoas envolvidas em situações de risco provocadas por ações criminais, tanto dos guardas municipais quanto do cidadão, e propiciar uma melhor assistência às vítimas. O grupo fica subordinado à Superintendência de Ações Especiais, que é chefiada pelo GM Superintendente Gilberto Alves. Os guardas do GPI serão mobilizados em caso de emergência.
 
Com informações: Prefeitura de Campinas 
 
Foto: Guarda Municipal de Campinas