campinasPolícia

Bombeiros são homenageados por salvar criança de 1 ano

Nesta quarta-feira (11) três bombeiros militares e um municipal da região de Campinas foram agraciados com o certificado “Policial Nota 10”. Além deles, outros policiais civis, militares e técnico-científicos foram agraciados por atuações de relevância em outras regiões paulistas.
Em sua décima primeira edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes, localizado na zona oeste da capital paulista.
Os bombeiros militares 2º sargento Valter Antônio de Oliveira Preto e soldados Wesley Aparecido Paulino e Davi Rodrigues Pereira, além do bombeiro público municipal Bruno Cesar Dias, da 2ª Estação de Bombeiros do 2º subgrupamento, do 19º Grupamento de Bombeiro (GB), foram reconhecidos por salvarem uma criança afogada no bairro Alto das Palmeiras, em Serra Negra, no dia 1° de novembro.
“A equipe foi acionada pelo 193 para atender uma criança que havia se afogado dentro de uma piscina e não conseguia respirar. “, contou Paulino. A vítima, de 1 ano de idade, ficou submersa por algum tempo, sendo retirada desacordada por familiares. Na ocasião, o solicitante foi atendido pelo telegrafista Bruno que orientou que o bebê fosse posicionado adequadamente para manobras de compressão torácica.
“Comparecemos ao local o mais rápido possível e, após o bombeiro Bruno prestar atendimento inicial, realizamos procedimentos operacionais para aliviar a vítima e realizar seu transporte de imediato ao hospital”, completou o policial.
Após a chegada da equipe, foi realizada análise primária e constatado que a criança havia regurgitado e respirava com dificuldade, além de apresentar sinais de hipotermia e de trauma cranioencefálico (TCE). Os bombeiros imediatamente conduziram a criança até o Hospital Santa Rosa de Lima para que recebesse os primeiros cuidados médicos.
“É uma situação delicada. Eu sou pai e ocorrência com criança sempre comove. A equipe foi excepcional e nunca vamos esquecer desse atendimento, que teve um desfecho excelente”, destacou Pereira, que aproveitou para falar do quanto gosta da profissão que escolheu. “Quando eu entrei na PM já tinha o desejo de fazer parte do Corpo de Bombeiros. Hoje me sinto realizado profissionalmente”.
Sobre o reconhecimento por parte do Governador e do secretário da Segurança Pública, os dois soldados disseram estar bem felizes. “Nunca fui homenageado. Quando recebi a notícia, fiquei sem reação e feliz, tudo ao mesmo tempo”, relatou Paulino. “O máximo que eu esperava era um elogio e fiquei surpreso com um reconhecimento direto do grande comando”, completou Pereira.
foto: Paula Vieira/SSP