Indaiatuba

Border collies ajudam no pastoreio de ovelhas na região de Sorocaba

Instinto de caça, atenta a tudo que se mexe, com olhos nas ovelhas e ouvidos nos comandos do chefe. Essas são algumas das atividades de Bandida, uma border collie que ajuda a pastorear em um rancho de Araçoiaba da Serra (SP).

Ela pode correr até 40 quilômetros por hora. A raça, considerada uma das mais inteligentes do mundo, é resultado de 300 anos de melhoramento genético.

Os cães que mais se destacavam no pastoreio de ovelhas nas montanhas da Inglaterra foram sendo cruzados. No Brasil, a raça chegou há cerca de 30 anos e, no rancho, a Bandida é a queridinha do treinador e veterinário Rogério Saracchi Figueiredo.

Após o trabalho, o treinador dá um comando para que Bandida vá até uma banheira com água para se refrescar. Rogério é criador de ovelhas de corte e especialista no treinamento de border collie para provas de competição e pastoreio.

Um border collie treinado pode ser encontrado por, aproximadamente, R$ 10 mil. Rafael Depetris Haddad é criador de gado, ovelha e cavalo crioulo e, com dois cães em treinamento, ele afirma que o investimento vale a pena.

Em uma propriedade de Porto Feliz (SP), a border collie Curupira ainda está em treinamento, mas já ajuda nos serviços.

O rebanho de ovelhas tem 550 cabeças, que produzem seis mil litros de leite por mês. Tudo isso vai para a produção de queijo, coalhada e iogurte.

A demanda depende do bem estar das ovelhas no campo e isso é possível com a ajuda de Curupira, como afirma o produtor Ricardo Rettman.

Bruno Rodrigues é adestrador de Curupira. Ele conta que para cada tipo de atividade rural existe um treinamento específico.

Foto: divulgação.

Com informações de G1