CidadesNacional

Brasil registra altas taxas de acidentes de trabalho

Julho de 2024 – Em 27 de julho, celebra-se o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, reforçando a importância de ações voltadas à questão. Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho colocam o estado de São Paulo no topo do ranking de acidentes de trabalho, com mais de dois milhões de registros nos últimos 10 anos.

 

Números mais recentes do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a taxa de óbitos devido a esses acidentes também é alarmante:  a cada três horas, uma morte é registrada no país. Em 2023, foram comunicados 499.957 acidentes de trabalho, dos quais 1.865 resultaram em mortes. Até junho de 2024, já foram registrados 268.788 acidentes com 1.016 mortes.

 

Muitos desses acidentes ocorrem por falhas na implementação de medidas de segurança, falta de treinamento adequado, negligência no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e condições de trabalho perigosas.

 

“A conscientização e a educação contínua sobre segurança no ambiente de trabalho são essenciais para reduzir esses números e garantir a saúde e a segurança dos profissionais”, fala a gerente de RH da IBL Logística, Regilane Assunção.

 

Em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a IBL Logística, que oferece serviços de transporte para cargas de diversos setores, como farmacêutico, eletrônico e alimentício, tem adotado diversas medidas para prevenir acidentes, entre elas, integração de novos colaboradores com treinamentos regulares, diálogos diários de segurança (DDS) e campanhas de conscientização sazonais.

 

Na integração, são apresentadas as regras de segurança, rotas de fuga e vídeos de treinamento sobre prevenção de acidentes. Além disso, equipes de segurança e qualidade trabalham em conjunto para identificar riscos e aplicar treinamentos preventivos. Os DDS são realizados diariamente, com temas de segurança e prevenção, e campanhas de prevenção ocorrem quatro vezes ao ano, como a Blitz da Segurança do Trabalho, Abril Verde, Dia 27/07 e a Semana do CIPAT, em dezembro.

 

O Grupo IBL mantém 982 funcionários e mais de mil agregados. As ações preventivas vêm sendo exitosas. No ano passado, a IBL Logística registrou 711 dias sem acidentes. Atualmente, alcança mais de 200 dias.

 

“Como gestores de RH, nosso papel na prevenção de acidentes vai além de simplesmente garantir que as normas de segurança sejam seguidas. Precisamos cultivar uma cultura organizacional onde a segurança seja prioridade, promovendo treinamentos contínuos, incentivando a comunicação aberta sobre riscos e implementando práticas proativas que antecipem e mitiguem potenciais perigos. Ao fazer isso, não apenas protegemos nossos colaboradores, mas também fortalecemos a confiança e o comprometimento deles com a empresa”, reforça Regilane.

Com informações: Isabella Ostolin 

Foto: Divulgação