CidadesIndaiatuba

Bullyng: o segredo é colocar-se no lugar do outro

Você sabe o que é bullying? Você já sofreu ou já praticou bullyng com alguém?

O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas repetidamente por uma ou duas pessoas contra um ou mais colegas. O nome tem origem na língua inglesa da palavra bully, e seu significado é: valentão, brigão.

Em português é entendida como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Além de ser uma das formas de violência que mais cresce, pode acontecer em qualquer ambiente, desde escolas e podendo atingir o ambiente de trabalho.

Essa situação tão constrangedora pode afetar o psicológico da vítima fazendo-a cometer suicídio. É possível diferenciar brincadeiras de ofensas? Sim, basta você se colocar no lugar do outro. O apelido é bonitinho? é, e é engraçado? é, mas como essa pessoa se sente quando chamada por ele?

É aí que está o problema, será que a pessoa gosta desse apelido? E qual é a intenção das pessoas que o usam para se referir a ela? Está sendo usado no modo federativo ou no modo agressivo?

O que você acha de participar do combate ao bullying? Só precisa denunciar quando perceber que há alguém cometendo, isso ajudará muito também a uma tentativa de trazer um pouco de paz nesse mundo, que tem mais brigas e confusões que alegria e felicidade.

 

 

 

*Carol Borsato é jornalista e é a primeira repórter deficiente visual da história de Indaiatuba (SP).

 

Foto: divulgação