CidadeCulturaIndaiatubasaúde

Caco Ciocler e Ana Petta, atores da série Unidade Básica do Globoplay estiveram  em uma ação realizada pela UniMAX

Eles estiveram no centro universitário para transmissão do primeiro episódio da temporada e um bate-papo com os estudantes

Na noite dessa quarta-feira (18), o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba) recebeu o elenco de Unidade Básica, série nacional exibida pela Globoplay, cuja terceira temporada contou com patrocínio do Grupo UniEduK. Os atores Caco Ciocler e Ana Petta, também autora da série ao lado de sua irmã, a produtora executiva e professora do curso de Medicina da UniMAX, Helena Petta, estiveram no centro universitário para a transmissão do primeiro capítulo da terceira temporada e um bate-papo com os alunos dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia.

A série aborda a realidade dos funcionários da saúde e seus desafios na rotina de uma Unidade Básica de Saúde na periferia de São Paulo. A terceira temporada retrata histórias reais da atenção básica que aconteceram no primeiro ano de pandemia no Brasil. Ao todo, serão oito episódios. O primeiro inicia-se com o caso de uma empregada doméstica que falece vítima da Covid-19. O último aborda a chegada da vacina ao Brasil.

“São histórias tristes, mas também de muita superação, relacionadas a pandemia”, descreve a produtora executiva. Os episódios vão ao ar semanalmente aos domingos, até 19 de novembro, na Universal TV. Cada capítulo fica disponível no streaming Globoplay após sua exibição na TV fechada.

Para Caco Ciocler, que interpreta o Dr. Paulo, um médico de família experiente, envolvido nos casos e histórias de seus pacientes no cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde, a experiência ao dar vida a um médico foi um grande aprendizado. “Quando fui chamado para fazer a série eu tinha um conhecimento muito limitado sobre o sistema público de saúde brasileiro e sobre a imagem que fazemos da profissão médica”, ressalta Ciocler.

O ator destacou o foco da produção nas reais dificuldades que os médicos enfrentam no atendimento, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. “As séries médicas geralmente retratam um frenesi da profissão, mas Unidade Básica vai na contramão ao apresentar a realidade vivida por esses profissionais ao lidar diariamente com os problemas da população”, completa o ator.

Para Ana Petta, atuar em Unidade Básica é motivo de muito orgulho. “Falar sobre atenção primária na saúde, contar as histórias do SUS e dos profissionais que dedicam a vida para estar na linha de frente cuidando das pessoas me fez admirar profundamente a profissão médica”, afirma Ana.

A atriz também destacou o retorno que recebem dos profissionais da área. “Essa é aparte mais bonita do nosso trabalho. A resposta que temos diariamente dos profissionais do SUS que se identificam com a série, que se reconhecem, e a troca que a ficção tem com a realidade”, salienta. 

A diretora da série, Helena Petta, destacou a importância do evento de apresentação na UniMAX. “A série é inspirada na Medicina de Família e Comunidade e de que forma é possível ajudar a resolver os problemas dos pacientes. Então é uma honra estar aqui hoje participando desse debate com os estudantes de Medicina e de outros cursos de Saúde e ter a oportunidade de ressaltar que um problema de saúde pode ser causado por diversos fatores e precisamos entender toda essa complexidade”, diz.

Capacitação dos alunos

Para a diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, a ação conjunta com os alunos dos cursos de Saúde é mais um momento que ficará marcado na história do centro universitário. “Todas as nossas ações são voltadas à capacitação dos nossos alunos e futuros profissionais, na vivência e aprendizado deles, e reforçam os motivos que nos fizeram nosso curso de Medicina ser certificado com nota máxima pelo Ministério da Educação”, afirma. 

A gestora do curso de Medicina da UniMAX, professora Dra. Valéria Vernaschi, destacou o papel das artes e daqueles que apoiam a arte, a educação e a saúde. “Tivemos hoje uma celebração do SUS que cuida das pessoas, que dá certo e como a formação de profissionais que irão trabalhar com o cuidado da saúde das pessoas é fundamental”, declara. 

Sobre o Grupo UniEduK

Há 25 anos no mercado, o Grupo UniEduK, é composto pelo Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ, Centro Universitário Max Planck – UniMAX e Faculdade de Agronegócios de Holambra – FAAGROH, instituições reconhecidas com nota máxima (5) pelo MEC em corpo docente, infraestrutura e Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Com a missão de promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida dos alunos, o Grupo UniEduK tem cosmo foco transformar o futuro das pessoas, na prática. Para tanto, dispõe de moderna infraestrutura em 9 campis, equipados com Hospital Veterinário, Interclínicas e Centro Clínico de Especialidades Médicas. Tendo como mote fornecer uma educação de qualidade e prática que empregue pessoas, o Grupo UniEduK não mede esforços para investir em inovação, pessoas, infraestrutura e tecnologias que façam a diferença na formação profissional.

 

Para isso, a instituição de ensino conta com o Modelo de Ensino Educar, que utiliza de metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista de sua jornada de aprendizagem e com certificações intermediárias para aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. São diversos cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Tecnologia e Agronegócio nas modalidades presencial e a distância, entre outras opções de pós-graduação, MBA, extensão e especialização. Todos os cursos presenciais possuem no mínimo 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

Foto:Eliandro Figueira/Divulgação UniMAX