IndaiatubaPolítica

Câmara acusa página de humor de “fake news” sobre abandono de sessão dos vereadores

HUGO ANTONELI JUNIOR

Através da assessoria de imprensa, a Câmara de vereadores classificou como “fake news” uma postagem da página de humor Indaiatubanos na terça-feira (15). Segundo a nota divulgada no site, “a sessão transcorreu normalmente, de acordo com a pauta do dia divulgada com antecedência e que parte dos vereadores deixou o Plenário apenas na “Palavra Livre”, conforme permite norma regimental.”

Apesar de classificar como “notícia falsa”, é verdadeiro que, no momento em que se tratou da CPI da Saúde, os vereadores do governo deixaram o plenário. Inicialmente a notícia estava errada, dizendo que se tratava de uma “sessão que discutiria a CPI da Saúde”, mas foi corrigida após a publicação, pois era uma sessão comum em que se falou do tema no final e, no momento em que se discutiu o tema livre, os vereadores foram embora.

O “abandono” da sessão é corriqueiro, acontece com frequência na Câmara, não foi diferente diante de manifestantes e um grande público que lotou o auditório. A nota da Câmara ainda classificou a página de humor como de “qualificação ignorada”, mesmo que a página reconhecidamente de humor tenha mais de 100 mil seguidores contra 11 mil da página da Câmara. No final da nota, a Câmara ainda diz que “dependendo do caso, o ato de produzir ou compartilhar notícias falsas, pode ser caracterizado como calúnia, injúria ou difamação”, em tom ameaçador.

foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia