IndaiatubaPolítica

Câmara aprova Dia da Cultura de Terreiro

HUGO ANTONELI JUNIOR

A Câmara de vereadores aprovou na segunda-feira (18), em votação única, a instituição do Dia da Cultura de Terreiro em Indaiatuba (SP). O projeto, de autoria do vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB), passou rapidamente pelas comissões e chegou ao plenário onde passou sem votos contrários.

A sessão foi acompanhada por membros que organizam o evento, encabeçado pelo sacerdote da Umbanda Juan, do terreiro Arautos da Luz. Assim fica instituído o Dia da Cultura de Terreiro, no Município de Indaiatuba, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de agosto.

Na justificativa, o vereador afirma que o evento já teve quatro edições e tem como objetivos “a disseminação da Cultura afro brasileira principalmente no tocante as suas tradições religiosas; solidariedade através da campanha de arrecadação de itens todo ano para solidariedade, quebra de paradigmas de preconceito da sociedade; fortalecimento das comunidades tradicionais de terreiro.”

Esta iniciativa, prossegue o vereador “traz para a cidade pessoas de diversas cidades da região, como Campinas, Salto, Itu, Vinhedo, Sumaré, Souzas, Paulínia, Americana e também mais distantes como Limeira e São José do Rio Preto. Já é reconhecida nos principais veículos afins do Brasil e nesta última edição recebeu os maiores nomes da música do segmento em caráter nacional. Nas 4 primeiras edições, o evento reuniu em média 2.500 pessoas, crescendo anualmente, arrecadando em sua edição de 2019, mais de 500 litros de leite, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade.”

foto: Câmara de vereadores