HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Depois da tempestade, a calmaria. Foi tranquila e sem incidentes a quarta sessão de Câmara de vereadores na noite de segunda-feira (12). Com duração próxima de 40 minutos, o Legislativo apresentou cerca de 40 indicações, dois requerimentos, oito moções e quatro projetos de lei, sendo dois do Executivo.
Das 43 indicações apresentadas pelos vereadores, pelo menos 17 eram relativas ao trânsito. As restantes dizem respeito principalmente à saúde ou à ações como instalações de projetos de saúde ou segurança em alguns bairros.
O presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB), falou sobre a reunião com os sindicalistas na semana passada. “Eles vieram e ficou acordado do nosso jurídico analisar alguns papeis, cerca de cinco mil. tudo já está no setor responsável”, disse.
Dos projetos de lei votados, dois eram do Executivo – um sobre orçamento e outro dando nova redação à uma lei. Um projeto do líder do governo, Cebolinha (MDB), também modificou trechos de uma lei. O outro texto votado foi para incluir a Páscoa Encantada no calendário de eventos da cidade. Todos foram aprovados.
Um requerimento do vereador Alexandre Peres (SD), líder da oposição, pedia informações sobre uma viagem feita pela comitiva da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) à Itália, mas ele retirou o pedido afirmando que recebeu as respostas no gabinete. Outro requerimento, também de autoria de Peres, pede informações sobre um pregão realizado no ano passado. Este teve o pedido de vistas pedido e aprovado por Cebolinha.
Curtas
Rodízio
Como vem acontecendo desde o ano passado, houve o revezamento entre o primeiro secretário, Chiaparine (MDB), e a segunda, Silene Carvalini (MDB). Cada um faz a leitura da pauta do dia em uma sessão.
Saia justa
Por “sorte”, Silene escapou de uma saia justa na semana passada, quando houve os protestos dos manifestantes. Quem estava na leitura no dia foi Chiaparine, que já foi líder de governo e até presidente da Câmara, e mesmo assim teve dificuldades em prosseguir com a leitura.
Sem público
Voltou ao normal o público no plenário. Foi atípico nas duas últimas sessões por conta das manifestações. Geralmente quem assiste são as mesmas pessoas, assessores, homenageados, as meninas do Voto Consciente e imprensa.
Transmissão
Houve novamente problemas com a transmissão ao vivo. Durante algum tempo o som ficou baixo, segundo as próprias pessoas que acompanhavam via Facebook da Câmara. Depois tudo foi resolvido.
Bom público
Para início de trabalhos, as lives da Câmara até que tem sido bem acessadas e com participação do público. Durante muitos momentos da sessão havia mais de 10 pessoas assistindo. O horário nem sempre ajuda, mas por ficar disponível nas redes sociais, a live acaba ajudando na divulgação dos trabalhos da casa.
Alô, doutor
O vereador e líder do governo, Cebolinha (MDB), passou por uma “consulta” em plena sessão. Ele reclamou de dores com o médico cardiologista e parceiro político de longa data, Chiaparine (MDB)…
Tudo normal
Ao final da sessão, o vereador disse que estava sentindo algumas dores, mas “tudo bem”, segundo afirmou.
fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia