Política

Câmara aprova Semana da Consciência Negra em sessão com 100 indicações

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A primeira sessão do ano na Câmara de vereadores teve 102 indicações e a aprovação de dois projetos na noite de segunda-feira (19). São eles a instituição da Semana de Prevenção de Acidentes e Promoção da Saúde do Trabalhador Público Municipal no calendário oficial, do vereador Alexandre Peres (SD), e a aprovação da Semana Municipal da Consciência Negra, de Jorge Lepinski, o Pepo (MDB).

Ao todo foram apresentadas 97 indicações, que são enviadas para a Prefeitura, a maioria delas em relação ao trânsito. Um requerimento do vereador Ricardo França (PRP) que pedia informações sobre os veículos de propriedade do município e suas autarquias teve o pedido de vistas feito pelo líder do governo, Cebolinha (MDB). O pedido foi aprovado por unanimidade.

Entre as matérias apresentadas pelos vereadores e pela Prefeitura que podem entrar em votação já na próxima semana estão 20 textos. Antes da sessão, os vereadores se reuniram com o prefeito Nilson Gaspar (MDB) e secretários para falar sobre o transporte público.

Semana da Consciência Negra

O projeto que institui a Semana da Consciência Negra (257/17) prevê que perto do dia 20 de novembro, nas escolas da rede municipal de ensino público haja atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo, de acordo com a justificativa.

Na tribuna, Pepo afirmou que é contra o feriado. “Em novembro já há dois feriados, nos dias 2 (finados) e 15 (Proclamação da República) e outro só traria mais prejuízos aos comerciantes. E outra, em um feriado as pessoas vão viajar, mal sabem os motivos daquela data. Mais vale uma semana de conscientização de debates do que parar o comércio.”

A imagem pode conter: 21 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Uma das moções foi a do vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB) para os 40 anos do Colégio Escala.

Curtas Comando

Reunião

Os vereadores se reuniram à portas fechadas com o prefeito Nilson Gaspar (MDB) pouco antes da sessão. A conversa durou cerca de uma hora e contou com a presença de assessores – que saíram uns 10 minutos antes do final.

Transmissão ao vivo

Foi anunciado que a sessão teria testes da transmissão ao vivo, mas problemas técnicos inviabilizaram a live pelo Facebook da Câmara. Houve testes prévios, mas na hora do principal, algum equipamento falhou. O próximo passo é acertar os equipamentos para a semana que vem.

Homenagem

O vereador Cebolinha (MDB) fez honras à uma funcionária com quem trabalhou por mais de uma década na Câmara. Nadia Gama Lopes morreu no dia 13 de fevereiro e era assessora do vereador, que subiu à tribuna e falou sobre as histórias que passou com ela durante os mandatos que exerceu.

Clima de férias

Apesar de voltar depois de quase dois meses, parece que muita gente não sentiu saudade das sessões. Alguns gabinetes não tinham representantes e o plenário só não estava vazio por conta de uma moção à uma escola.

Palavra “presa”

A palavra livre, momento em que os vereadores podem usar para abordar questões que não estão na pauta não teve inscritos. Ninguém quis dizer nada fora da pauta.

Novo visual

O vereador Masso Kanesaki (DEM) apareceu com o “telhado” diferente. O corte de cabelo mais curto continuou sendo a única novidade entre o visual dos edis. Todos os homens estavam de social e o vereador Januba (DEM) é o único que usou paletó.

28055716_1699532643442097_6717761591937149365_n

fotos: assessoria da Câmara