CidadesPolítica

Câmara de Itu aprova carnê IPTU em braille para deficientes visuais

NÚBIA ISTELA

ITU – A Câmara de vereadores aprovou nesta segunda-feira (2), o projeto de lei que dá aos deficientes visuais o direito de receber o carnê de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) confeccionados no sistema convencional e em Braille. Os interessados devem se inscrever e cadastrar no cadastro imobiliário da Prefeitura.

As despesas com essa lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, previstas em orçamentos futuros. A lei é do vereador Henrique de Paula Santos (PV). “A impressão do carnê de IPTU em Braille já é uma realidade em várias cidades do País. Nada mais justo que a Prefeitura de Itu também aprimore o atendimento especializado aos deficientes visuais, que tem direitos, como consumidores e contribuintes, de conferir suas contas.”

Outro texto aprovado por unanimidade, criado por Luciano do Secon (PTB),  foi a instituição do dia do profissional de Educação Física. A sessão solene será organizada pela Prefeitura em conjunto com a Secretária de Esportes, Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Profissionais de Educação Física. O presidente da Câmara, José Galvão (DEM)acrescentou que estes profissionais tem extrema importância na vida da sociedade na área da saúde.

Leia mais: Na palavra livre, vereadores de Itu repercutem exposição no MAM

No tema livre, Maria do Carmo (PSC) trouxe ao plenário a questão da prevenção do câncer de mama, sobre a importância do Outubro Rosa e disse também que durante todo esse mês acompanhará o Centro de Referência feminino e o trabalho que está sendo desenvolvido lá. “Outro assunto que quero desenvolver aqui também é sobre os tralhadores que tem planos de saúde e não conseguem remédio nas farmácias do SUS [Sistema Único de Saúde], porém a maioria das empresas hoje fornecem convênio aos seus colaboradores, mas tem pessoas que não ganham nem mil reais, como poderão pagar por medicamentos? Isso também estamos resolvendo junto às secretarias do SUS”, finalizou.

O vereador Sérgio Castanheira (PSD) informou que devido ao clima chuvoso a vacinação antirrábica foi cancelada no sábado passado, porém acontecerá neste sábado (7) nos mesmos postos ao ar livre, Bairro Brasil, Padre Bento, Potiguara e será encerrada a campanha 2017 na zona urbana.

Luciano do Secon solicita ao prefeito que as creches tenham horários diferenciados para atenderem as necessidades das mães que trabalham fora de casa e as vezes tem que pedir favor a vizinhos, amigos para buscar ou levar os seus filhos. “Não precisa nem mexer em salário é só fazer um ajuste nos horários dos funcionários que dá certo”, concluiu.

foto: divulgação