CidadesJundiaíPolítica

Câmara de Jundiaí vota redução salarial de vereadores, prefeito, vice e gestores

com informações do G1 Sorocaba

Os vereadores de Jundiaí (SP) votam, nesta quarta-feira (15), um projeto da prefeitura que propõe a redução de salários de alguns parlamentares, dentre eles, o prefeito, o vice-prefeito, os gestores e os próprios vereadores. O valor reduzido dos pagamentos será usado em ações de combate ao coronavírus, segundo o órgão municipal. Atualmente, o município tem 43 casos confirmados, dentre eles três mortes. A terceira, um funcionário do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, foi confirmada na terça-feira (14).

A sessão desta quarta é a segunda em regime especial, feita totalmente online, por causa das medidas de isolamento social implantadas no município no dia 20 de março. Ao todo, serão quatro tópicos abordados durante a votação. O principal deles é a redução no salários do prefeito, vice-prefeito e gestores municipais em 30% até dezembro de 2020. O projeto ainda pede a redução dos valores dos vencimentos de cargos comissionados, podendo variar de 5 a 30%.

O segundo tópico discutido pelos parlamentares será sobre um projeto de lei que prevê uma redução de 30% no salário dos 19 vereadores do município. A remuneração dos servidores com cargos de comissão também será reduzida em até 20%, segundo a Câmara.

Os recursos públicos que deixarem de ser empregados nos pagamentos destes servidores serão destinados a ações de saúde e serviços públicos necessários durante o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Em nota, o prefeito Luiz Fernando Machado informou que os projetos de lei que serão votados nesta quarta devem economizar cerca de R$ 5 milhões até o mês de dezembro. Além dos tópicos de redução de salários, a Câmara dos Vereadores também votará um projeto que exige que as empresas com 50 ou mais empregados forneçam álcool em gel e máscaras de proteção.

foto: divulgação