Política

Câmara vota projeto que torna todos os assentos dos coletivos preferenciais

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Por unanimidade foi aprovado na sessão desta segunda-feira (16) um texto que propõe tornar todos os assentos dos ônibus de transporte coletivo preferenciais.

O autor do projeto, o vereador Ricardo França (PRP), falou que pensou um projeto parecido com Januba (DEM). “É um projeto muito simples que visa impor a cidadania nos assentos individuais. Infelizmente, muitas vezes, acontece que as pessoas estão sentadas nos lugares preferenciais e fingem não ver as pessoas que realmente precisam se sentar”, disse. “Basicamente, todos os assentos seriam preferenciais”, completa.

O líder da situação, Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha (PMDB), se manifestou. “Vou votar favoravelmente, mas já adianto que nas próximas votações farei uma análise mais aprofundada para ver questões práticas. Quem, por exemplo, fiscalizaria?”, questionou. França rebateu. “O próprio cidadão. Até porque se a pessoa tem o direito, muitas vezes dependemos da boa educação, mas sendo lei será como no caso de não poder fumar em locais fechados”, defendeu.

Outros projetos

Foram votados 11 projetos ao todo, todos aprovados. Outro de França, que propõe colocar detalhes de obras em andamento no site da Prefeitura. “A intenção é dar maior transparência. Atualmente temos placas no local, como no caso do elevado do Parque Ecológico – que tinha placas para término até dezembro do ano passado e depois foi trocada para outubro deste ano. Agora mudou de novo para dezembro, mas sabemos que não vai acontecer”, diz. “No site, daria para atualizar os prazos mensalmente e mostrar o investimento já aplicado.”

câmara geral2 mesa arthur januba

Em segunda votação, passaram a criação do Centro de Reabilitação Animal, vindo do Executivo, e a criação do Bairro Empreendedor, do presidente da Câmara, Hélio Ribeiro (PSB) e Massao Kanesaki (DEM). “A partir do momento em que criamos a semana do empreendedorismo, criamos um grupo de discussão que continua, com intuito de ir a alguns bairros, no sentido de auxiliar os comerciantes, de organizar o fluxo de caixa, orientar os comerciantes, para que possamos ter comércios fortes, iremos iniciar em um bairro e estaremos levando para outros bairros também”, afirma o presidente.

O vereador Arthur Spíndola (PV) apresentou um texto para divulgar os direitos do consumidor em cinemas e teatros, por exemplo. Já Alexandre Peres (SD), pediu para que as pessoas de 80 anos tenham preferência em relação aos de 60. Também pediu para que fossem disponibilizadas cadeiras de rodas especiais em unidades de saúde da cidade, com previsão de multa para quem descumprir.

câmara geral2 mesa massao cebolinha

Indicações

O vereador Januba apresentou algumas indicações onde pediu a revitalização dos entornos do CDHU. “Não estamos levando condição para que as pessoas tenham a qualidade da vida. Também propus repaginar a praça Renato Vila Nova. Vou apresentar o projeto em parceria com a faculdade Max Planck, repaginar essas áreas que a gente tá indicando”, disse.

 

Fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia