O primeiro caminhão 100% elétrico do mundo de coleta de lixo de produção em massa da Corpus completa 10 meses em circulação em Indaiatuba. Além da emissão zero de gás carbônico (CO2), causador do efeito estufa – mensalmente se evita o envio de 14 toneladas de CO2 para a atmosfera – o veículo é silencioso. A falta de ruído agradou aos indaiatubanos.
“Ter uma tecnologia dessa na nossa cidade é excelente. Ele passa em frente ao meu trabalho todos os dias e quase não faz barulho. Você não percebe o ruído do caminhão. Não há poluição sonora”, comemorou o segurança Francisco Assis dos Santos, morador que aprovou a tecnologia.
Já para a líder de limpeza, Maria Inês, o grande item a ser comemorado é o beneficio ao meio ambiente. “É ótimo contar com essas tecnologias, principalmente para preservamos o meio ambiente e dar bons exemplos as gerações futuras”, informou.
Caminhão elétrico
O caminhão 100% elétrico foi adquirido pela empresa Corpus, prestadora de serviços de limpeza urbana no município. O veículo, produzido pela chinesa BYD, possui freios regenerativos, isto é, um sistema que se utiliza da frenagem para recuperar em até 25% a energia de suas baterias.
Com desempenho sete vezes maior que um caminhão comum, o elétrico possui 40 anos, no mínimo, de vida útil. A aquisição reitera o compromisso da Corpus com o meio ambiente.
A empresa é pautada por um modelo de gestão sustentável e energias renováveis não poderiam ficar de fora. No futuro, o veículo será abastecido com eletricidade produzida pelo gás metano, que é liberado no processo de decomposição do lixo no aterro sanitário.
O aterro sanitário de Indaiatuba, administrado pela Corpus, é considerado um dos melhores de São Paulo. Ele recebeu nota 9.8 no Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR), análise realizada esporadicamente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Foto: Corpus