CidadesSalto

Campanha “Agosto dourado” incentiva o aleitamento materno

A Campanha “Agosto Dourado” celebra e incentiva o aleitamento materno. O objetivo é conscientizar as mães sobre a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida do bebê, em especial nos seis primeiros meses.

A alimentação exclusiva com leite materno traz inúmeros benefícios à criança, em especial na imunidade, no desenvolvimento saudável, além de melhorar o vínculo afetivo entre o bebê e a mãe.

Na rede básica de saúde da cidade Salto (SP), a grávida recebe orientações sobre a importância da amamentação, assim como técnicas para auxiliar nesta etapa importante. “O objetivo da semana mundial do aleitamento materno é mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental, apoiar e promover a amamentação, divulgando a importância do aleitamento“, destacou o secretário da saúde da cidade, Fernando Amâncio.

Diante da pandemia não foram realizadas palestras e demais ações sobre o tema como nos anos anteriores, mas as equipes do Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cism) e Programa Acalento continuam recebendo as mães, para dar dicas e orientações sobre os cuidados da amamentação. “As mamães que estiverem amamentando e tiverem dúvidas ou dificuldades nesse processo, podem entrar em contato com o Cism por telefone, para agendar um acolhimento com as enfermeiras. Sabemos que é um momento que pode surgir dúvidas e a mulher pode contar com o auxílio necessário para amamentar seu bebê de uma forma tranquila e segura”, esclareceu a enfermeira, Lidiane Coleoni.

A Organização Mundial da Saúde traçou como meta alcançar o ano de 2025 com pelo menos 50% de aleitamento exclusivo até os seis meses de vida. A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) abraçou esse propósito e tem como objetivo contribuir para que essa meta seja superada. A campanha é coordenada pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno da SPSP.

 

Serviço
CISM – Centro Integrado de Saúde da Mulher & Programa Acalento
Rua: Oceania, nº124, Jardim Celani
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: (11) 4029-5550

 

 Foto: arquivo/Comando Notícia.