campinasCidades

Campinas acompanha estado e mantém uso obrigatório de máscara ao ar livre: ‘decisão mais prudente’

A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou nesta quinta-feira (2) que irá seguir a decisão do governo de São Paulo de manter a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes externos como medida de combate à Covid-19. Havia a expectativa pela liberação do equipamento de proteção ao ar livre em todo o estado a partir de 11 de dezembro, mas o governador João Doria desistiu da liberação após a confirmação de casos da variante ômicron.

“Com a ameaça da nova variante ômicron, o prefeito Dário Saadi entende que esta é a decisão mais prudente”, informou a prefeitura, em nota.

“Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19”, diz a nota da pela gestão estadual.

Até esta quinta (2) a prefeitura não havia definido se iria ou não acatar a decisão do estado de liberar o uso de máscaras – a administração, entretanto, havia confirmado o cancelamento do carnaval oficial de 2022 também por conta da presença da variante ômicron no estado.

Na segunda-feira (29), as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) já haviam definido, em bloco, pela não realização do carnaval. A reunião contou com a presença do prefeito Dário Saadi (Republicanos), que deu opinião favorável ao cancelamento.

Por g1 Campinas e Região

Foto: Carlos Bassan / PMC