campinasCidades

Campinas adia reabertura do comércio para o dia 8 de junho

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, anunciou neste sábado (30) o adiamento para o dia 8 de junho das medidas de flexibilização que permitiriam a abertura com restrições de comércios de rua, shoppings centers, restaurantes e templos religiosos a partir da próxima segunda-feira (1). Segundo o chefe do Executivo, a decisão foi tomada após o aumento da demanda regional por atendimento médico em Campinas e a dificuldade para ampliação de leitos de UTI.

O adiamento ocorre dois dias depois de Jonas anunciar a reabertura dos setores, após a liberação pelo governo do Estado pela flexibilização regionalizada. O decreto que define as regras para a abertura ainda será publicado, sendo que a prefeitura irá publicar um decreto que estende a quarentena na cidade até o dia 7 de junho.

“A minha decisão é caso a população necessite, a gente tenha leitos caso a população fique doente”, disse Jonas. Secretario de Saúde, Carmino de Souza informou que deve conseguir a ampliação de leitos de UTI junto com a rede privada. A programação de expansão de leitos é para as próximas duas semanas, incluindo um acréscimo de 30 leitos no Hospital Municipal Mário Gatti.

“Estamos com essa relação muito apertada [leitos de UTI], principalmente na área pública, municipal e estadual, e isso faz com que fiquemos muito vulneráveis. Por isso recomendamos o adiamento, para que a gente possa ganhar alguns dias que serão fundamentais para ampliar essa rede”, disse Carmino.

foto: divulgação/arquivo