campinasCidades

Campinas confirma o terceiro caso de coronavírus; cidade tem 91 casos suspeitos e 36 descartados

com informações do G1 Campinas

Campinas (SP) anunciou na manhã desta quarta-feira (18) o terceiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade. A paciente, uma mulher de 37 anos, retornou de viagem do Canadá no dia 29 de fevereiro e apresentou sintomas da doença no dia 4 de março. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela está em bem de saúde e em isolamento domiciliar. Outros dois casos da Covid-19 já foram confirmados na cidade.

De acordo com a pasta, outras pessoas que tiveram contato com a paciente são monitorados. Até a manhã desta quarta, a cidade investiga outros 91 casos suspeitos e 36 registros foram descartados, segundo atualização do hotsite criado pela administração municipal.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que, no entanto, só tem informado detalhes de pacientes que testam positivo para a Covid-19.

Casos confirmados

O primeiro caso positivo para coronavírus em Campinas foi confirmado em 13 de março e trata-se de uma moradora da capital paulista, que estuda medicina na faculdade São Leopoldo Mandic. De acordo com a prefeitura, a aluna teria circulado pela cidade e 130 contactantes estão sob monitoramento – pelo menos dois deles foram incluídos na lista de casos suspeitos na segunda-feira (16).

Já o segundo é o de mulher de 48 anos, que viajou por vários países da Europa e retornou ao Brasil em 8 de março. Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de um caso mais grave, e a paciente está internada desde o dia 16 na UTI do Hospital PUC-Campinas. Ela apresenta quadro estável. O marido e o filho da paciente são monitorados.

foto: divulgação