campinasCidades

Campinas confirma segunda morte por coronavírus; casos se alastram por Americana, Jundiaí e outras cidades

com informações do G1 Campinas

A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou, na manhã desta quarta-feira (1), a segunda morte por coronavírus no município. Segundo a Secretaria de Saúde, a vítima é um homem de 62 anos. A administração também atualizou o número de casos confirmados da doença para 39, com 683 em investigação e 82 descartados. A primeira morte por coronavírus em Campinas foi divulgada na segunda-feira (30) pela prefeitura.

O paciente, um idoso de 86 anos, era morador de uma casa de repouso, mas estava em isolamento na residência de familiares quando apresentou sintomas. Após a confirmação do primeiro óbito, o prefeito anunciou novas medidas para tentar combater a pandemia, por meio de decretos, como a proibição de visitas a casas de repouso e o recolhimento de moradores de rua para abrigos da administração municipal. Campinas está em estado de calamidade pública, com quarentena decretada desde o dia 23 de março. De acordo com o decreto, apenas os serviços essenciais podem funcionar.

Americana. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) que Americana (SP) possui dois casos do novo coronavírus. De acordo com a prefeitura, testaram positivo para Covid-19 um homem de 41 anos, que já está curado, e de um idoso de 70 anos, internado em um hospital particular de São Paulo. Além disso, a administração anunciou que vai voltar atrás na decisão de flexibilizar o comércio. Além dele, a cidade acompanha o caso de um idoso de 70 anos, morador da cidade, e que começou a ter sintomas no dia 12 de março. Ele está internado em um hospital particular da capital. No total, Americana possui 34 casos suspeitos e um óbito suspeitos, e 10 descartados.

Vinhedo. A Prefeitura de Vinhedo (SP) informou o registro de dois casos de coronavírus no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, a confirmação do primeiro caso foi por meio do sistema do governo estadual na tarde de terça-feira (31). Já o segundo caso positivo foi informado pela prefeitura no início da tarde desta quarta-feira (1º). O caso confirmado nesta quarta é de um homem de 41 anos, residente na região do Bairro Caixa D’Água e está internado em um hospital em outro município. Ele está na enfermaria e evolui bem.

Já o primeiro caso, confirmado na terça, é de um homem de 51 anos. O paciente está bem de saúde e seguirá em isolamento domiciliar. Ele é residente da região do bairro Vista Alegre e está em isolamento domiciliar. O município contabiliza com 23 casos notificados como suspeitos de Covid-19 e 16 descartados. A Prefeitura de Vinhedo disse ainda que mantém as ações de isolamento social, recomendadas pelo governo estadual e pelo Ministério da Saúde.

Jundiaí. A Prefeitura de Jundiaí informou nesta terça-feira (31) 10 casos positivos para coronavírus, sendo que um aguarda contraprova. Além disso, seis resultados apresentaram negativo para Covid-19, totalizando 26 pessoas descartadas. Até terça-feira (31), a cidade contabilizava 201 notificações, 107 no aguardo de resultado em casa. Outros 48 internados em hospitais públicos e particulares com diagnóstico prévio de Síndrome Respiratória Aguda Grave estão em acompanhamento e tiveram amostras colhidas e encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico. Há o registro de 10 óbitos também por Síndrome Respiratória Aguda Grave. Todos com histórico de comorbidades, como diabetes, doença cardiovascular, doença pulmonar obesidade.

Sumaré. Sumaré (SP) confirmou nesta terça-feira (31) o primeiro caso do novo coronavírus na cidade. Além disso, a prefeitura anunciou uma flexibilização da quarentena no comércio, com a abertura de alguns setores que não eram classificados inicialmente como essenciais, como lojas de vestuário e salões de beleza. De acordo com a administração, o primeiro caso de Covid-19 é de um paciente de 31 anos, que possui algumas comorbidades e segue internado em estado estável no Hospital Madre Theodora, em Campinas.

“O paciente deu entrada na UPA Macarenko na semana passada com insuficiência respiratória. A unidade fez o exame do coronavírus e, enquanto aguardava vaga para o Hospital Estadual, a família optou pela transferência para o Hospital Madre Theodora, onde também coletou o exame por meio da rede privada de saúde, que apresentou resultado positivo para a doença.” Sumaré possui ainda 103 casos em investigação, sendo quatro óbitos suspeitos.

Votorantim. A Prefeitura de Votorantim (SP) confirmou nesta terça-feira (31) o primeiro caso de coronavírus na cidade. Segundo a Secretaria da Saúde, o paciente, de 43 anos, é funcionário de um hospital particular e faz parte do grupo de risco por ter comorbidade. Ainda de acordo com a pasta, ele está em recuperação em casa e passa bem. Até esta terça-feira, Votorantim conta com 19 casos sob investigação. Dos casos em investigação e que aguardam o resultado de exames do Instituto Adolfo Lutz, outros 9 estão internados e 8 em isolamento domiciliar, sendo que sete deles são profissionais da área da saúde. Dois casos já foram descartados.