Campinas é a cidade em que mais choveu na quinta; temporal de 125mm deixa 31 famílias desalojadas e afeta até ônibus

O temporal que atingiu Campinas (SP) na quinta-feira (19) deixou pelo menos 31 famílias desalojadas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da metrópole, todas as pessoas afetadas foram para a casa de parentes. Linhas de ônibus também tiveram de ser modificadas nesta sexta (20) por conta dos estragos nos asfaltos. Veja abaixo.
O governo municipal ainda informou que disponibilizou cobertores, colchões e oito cartões Nutrir para as famílias. As residências que precisaram ser desocupadas por conta dos estragos da chuva foram nos bairros Beco Mokarzel, no distrito de Sousas, (20 famílias), Jardim Ipaussurama (10) e Satélite Iris (1).
De acordo com dados do Climatempo, Campinas teve o maior acumulado de chuva em 24 horas do Brasil, com 125,4 milímetros. O número também é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Apenas a região Norte de Campinas, que abrange os bairros Bonfim, Chapadão, Castelo, Amarais, entre outros, não foi afetada. A chuva em Campinas provoca, há três dias, fortes estragos, alagamentos, quedas de árvores, além de arrastar motos e carros. Pontes caíram, uma cratera abriu na Rua Barão de Jaguara, e um idoso morreu de infarto durante o temporal, segundo a família. Muros de condomínios também foram destruídos.
Dados do Cemaden indicam que Campinas registrou 103,4 milímetros de chuva em duas horas – o que representa 37% do volume médio histórico para o mês de janeiro (277,6 mm). Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp , a chuva foi a terceira maior da história de Campinas. Veja balanço:
- 23 alagamentos em imóveis (Regiões Sul e Sudoeste)
- 20 moradias atingidas no Beco Mokarzel
- 3 moradias em Sousas
- 13 vistorias em moradias em risco
- 12 quedas de muros
- 10 quedas de árvores
- 10 erosões (via pública e córrego)
- 4 quedas de pontes (Jardim das Bandeiras, Jardim Boa Esperança, Parque Itajaí e Jardim Santa Letícia)
- 1 ponte em risco interditada (Parque Brasília)
- 5 riscos de queda de árvore
- 4 riscos de queda de muro
- 1 deslizamento
Linhas de ônibus afetadas
De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), o temporal fez muitos estragos no asfalto, o que afetou linhas de ônibus. Veja quais:
- 1.87 – Viracopos/Jd São Domingos;
- 1.88 – Viracopos/Jd Fernanda ;
- 1.91 – Jardim Fernanda/Terminal Central;
- 1.94 – Jardim Itaguaçu/Terminal Central
Com informações: g1 Campinas
Foto: Arquivo pessoal