Indaiatuba

Indaiatuba avança para a fase amarela do Plano SP de Retomada Consciente; veja o que muda a partir deste sábado

A região de Campinas avançou para a Fase Amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente, e consequentemente Indaiatuba também. Isso permite a retomada das atividades econômicas, o que permite, a partir de amanhã sábado (08), a ampliação do horário de atendimento e da capacidade de público no comércio e a reabertura, após mais de quatro meses, dos estabelecimentos de serviços como academias, bares, restaurantes e salões de beleza.

Com a nova classificação, além dos serviços já autorizados para funcionamento na Fase 2 (laranja), também ficam autorizados a retomar o atendimento presencial: academias, salões de beleza e estética e barbearias, além de bares, restaurantes, incluindo as áreas de alimentação dos shopping centers. As novas regras de funcionamento dos estabelecimentos passam a valer a partir deste sábado (08), véspera do dia dos pais, e estão detalhadas nas Portarias nº 734 e 735 publicadas em edição extraordinária da Imprensa Oficial do Município desta sexta-feira (07).

O prefeito afirmou que este é um momento importante pois dependerá da colaboração de todos para que o município avance ainda mais no plano de retomada da economia. “Chegamos à fase amarela e uma nova parte do comércio retoma atividades com horários um pouco mais flexíveis. Contudo, precisamos ter consciência e manter todos os cuidados sanitários necessários. É importante retomar as atividades, mas preservar a vida é sempre a maior prioridade. Contamos com a colaboração de toda a população de Indaiatuba”, comentou .

Retomada

No caso dos salões de beleza, estética, barbearias, clubes sociais e esportivos o funcionamento será reduzido a seis horas diárias, ininterruptas ou não, podendo acontecer entre 6h e 21h com capacidade máxima limitada a 40%, uso obrigatório de máscaras e adoção de protocolos geral e específicos para o setor.

Os restaurantes, bares e similares também poderão funcionar por seis horas diárias, ininterruptas ou não, entre no período entre 6h e 17h. O consumo no local poderá acontecer em áreas ao ar livre ou bastante arejadas. As atividades de drive thru e serviços de entrega continuam liberados. Para as academias e treinamento de clubes a capacidade será limitada a 30% e as atividades práticas em grupo continuam suspensas.

Os proprietários dos estabelecimentos autorizados a funcionar a partir deste sábado (08) deverão efetuar um cadastramento no site da prefeitura, informando o horário de atendimento adotado, declarando ciência das normas aplicáveis e assumindo responsabilidade pelo seu efetivo cumprimento. Deverão ainda afixar em local visível, na entrada do estabelecimento, o horário de funcionamento presencial.

Os horários de funcionamento dos shoppings da cidade serão os seguintes:

Parque Mall: 10h às 16h

Shopping Jaraguá: 12h às 18h

Polo Shopping: 12h às 18h

 

Igrejas

A Portaria nº 734 editada nesta sexta-feira (07) também estabelece que as atividades presenciais de cultos e assistência religiosa e espiritual, consideradas essenciais, deverão observar as recomendações do Ministério da Saúde, entre elas: a lotação máxima de 40% da capacidade, adotando restrições ao uso de assentos de forma a assegurar uma distância mínima de 1,5 m entre as pessoas; manter as condições de higienização durante o período de funcionamento; disponibilidade de álcool em gel a 70% (setenta por cento) para uso dos frequentadores; exigir o uso de máscaras por todos os frequentadores; evitar o acesso de pessoas do grupo de risco assim como impedir o acesso de pessoas sintomáticas e propiciar a ventilação nos ambientes.

 

Foto: arquivo/Comando Notícia.