campinasCidadesSorocaba

Campinas e Sorocaba somam mais de dois mil casos de dengue

Campinas (SP) registrou, entre 28 de março e 22 de abril, 928 casos de dengue. No intervalo, a média é de 37 diagnósticos por dia. No balanço fechado neste sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde aponta que, desde 1º de janeiro, a cidade já soma 2.090 confirmações da doença.

A incidência está em 171 casos a cada 100 mil habitantes. A pasta afirma que não há mortes em decorrência da doença neste ano. No ano passado, Campinas viveu a terceira pior epidemia da história, com 26,3 mil casos e cinco óbitos. Para este ano, a prefeitura previu, ainda em 2019, que a cidade teria um cenário pior. Em novembro, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) afirmou que o calor e o sorotipo 2 da doença poderiam gerar crescimento de casos.

Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba divulgou nesta quarta-feira (22) um novo boletim epidemiológico com os dados atualizados sobre a dengue. Segundo o boletim, a cidade passou de 1.112 para 1.338 casos confirmados. Segundo a Secretaria da Saúde, Sorocaba registrou 1.338 casos confirmados de dengue (1.225 autóctones, 92 importados e 21 indeterminados), oito de chikungunya (seis autóctones e dois importados). Nenhum caso de zika e febre amarela foi registrado e houve apenas uma morte registrada por conta da dengue neste ano.

A prefeitura orienta os moradores quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti, ressaltando a importância de manter as lixeiras tampadas com os sacos plásticos bem fechados. Os cidadãos também devem guardar os pneus secos em local coberto.

Garrafas, frascos, potes, latas vazias e baldes descartáveis devem ser colocados no lixo ou virados e vazios de boca para baixo também em local coberto. Ralos com pouco uso devem ficar fechados e com uma colher de detergente ou sabão em pó. Após cada chuva ou ao lavar o quintal, repetir esse tratamento.

Todos os pratos de vasos de plantas ou xaxins, dentro ou fora da casa, devem ser eliminados, pois acumulam água e são um dos criadouros preferidos do mosquito.

foto: divulgação