campinasCidades

Campinas pedirá ao Governo do Estado para abrir comércios a partir do dia 4

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), afirmou nesta segunda-feira (27) que quer iniciar a retomada gradual do comércio a partir de 4 de maio, uma semana antes do término da quarentena estadual. A prefeitura apresentará o plano completo de retomada durante a tarde desta segunda.

A prefeitura também confirmou a 13ª morte por novo coronavírus nesta segunda-feira. Segundo a administração municipal, trata-se de um homem de 83 anos que tinha outras doenças. Com o óbito e mais resultados positivos, o total de casos confirmados na cidade chega a 274. Há ainda 238 em investigação e 1.264 descartados.

O prefeito afirmou que enviou uma cópia do plano de retomada para a Secretaria Estadual de Saúde, já que a pasta precisa autorizar a antecipação em relação ao governo do estado, que estabeleceu a quarentena até 10 de maio.

“Eu mandei uma cópia já do plano para a Secretaria de Saúde do estado e conversarei também com o governador. Eu tenho que ter autorização da secretaria do estado para poder fazer isso que é a nossa vontade do retorno do dia 4”, disse o prefeito. O plano de Campinas terá três etapas de retomada e define regras para o funcionamento dos serviços. Segundo Jonas, a primeira etapa já contempla boa parte das atividades econômicas.

O plano de retomada será publicado no Diário Oficial após a apresentação. Segundo o prefeito, o documento foi aprovado pelo Comitê do Covid-19 do município. “Vai ter, claro, um escalonamento. Primeiro uma, depois a outra e depois na terceira etapa outros tipos de atividades e, claro, levando em conta a peculiaridade de cada uma”, disse o prefeito.

foto: divulgação