Campinas publica concessão de área do Complexo Ferroviário para construir shopping de camelôs
A Prefeitura de Campinas (SP) autorizou, nesta segunda-feira (17), a concessão de uma área do Complexo Ferroviário do município para a construção de um shopping popular para acolher 1,2 mil camelôs que atuam no Centro. O espaço de compras terá três andares e uma área total de 48 mil m², de acordo com a administração.
O shopping ficará localizado dentro do Complexo Ferroviário, onde também está a Estação Cultura. O galpão que receberá a estrutura terá de ser restaurado. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores do município no dia 6 de agosto e seguiu para a sanção do prefeito, publicada no Diário Oficial desta segunda.
De acordo com a publicação, a concessão de área foi destinada ao Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Público Fixo e Móvel (Sindipeic), que será o responsável pela obra e fará uma divisão entre os permissionários. O contrato prevê que a prefeitura revogue a concessão imediatamente se houver “desvio de finalidade” ou descumprimento da lei. Veja a publicação do Executivo.
O projeto foi anunciado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) no dia 29 de julho. A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 25 milhões. A concessão terá um prazo de 17 anos, que pode ser prorrogado por mais dois prazos de 20 anos cada. Após o término da construção, os camelôs deverão ser realocados em até 30 dias para o novo espaço, e as ruas do Centro onde eles atuavam não poderão mais ser ocupadas por vendedores ambulantes.
O acordo para a construção foi firmado entre prefeitura, sindicato da categoria e o Ministério Público, que já havia determinado a retirada dos camelôs do Centro da cidade.
Como será o Shopping Popular
- 1,2 mil camelôs serão transferidos
- Área no Complexo Ferroviário terá 19 mil metros quadrados
- Prédio terá três andares, e área total deve ser de 48 mil metros quadrados
- Serão 600 vagas de estacionamento
- Cadastro de camelôs será o mesmo que já está em vigor
Foto: divulgação