
Campinas (SP) registrou queda de 3.431 raios em um intervalo de 11 horas na noite de terça-feira (25). A maior parte caiu durante a forte chuva que atingiu a metrópole e causou alagamentos em ruas, avenidas, casas, além de ter derrubado pelo menos nove árvores e deixado carros ilhados. Bairros também ficaram sem energia elétrica.
Do total de raios, 488 foram da nuvem ao solo, de acordo com apuração da reportagem. Na manhã desta quarta-feira (26), havia ainda muito lixo, entulho e galhos de árvores espalhados pela cidade. A prefeitura trabalhou no rescaldo em diversas regiões.
No bairro Gleba B, um muro de três metros de altura, que fica na parte de trás de uma empresa, desabou e destruiu toda a fiação elétrica. Os próprios moradores, que ficaram sem água e energia, interditaram o local e afirmaram que já tinham comunicado à prefeitura de que a estrutura estava caindo.
A água invadiu a casa de uma família do bairro. Segundo a moradora, todos os cômodos ficaram alagados e ela conseguiu salvar apenas alguns móveis e pertences. “Eu já perdi bastante coisa, cama, sofá, guarda roupa, o pouco que eu tenho é o que eu vou colocando no sol, já é a quinta vez que eu perco tudo”, desabafou a mulher.
Muro foi derrubado com a chuva e causou transtornos para moradores de Campinas — Foto: Helen Sacconi/EPTV
O temporal
De acordo com o balanço da Defesa Civil enviado na manhã desta quarta, foram registradas quedas de árvores nos bairros Cambuí, Bonfim, Jardim Novo Botafogo, Centro, Jardim Brasil, Vila Aeroporto, Nova Campinas (2) e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.
Além disso, houve alagamento de imóvel na Vila Lemos e o rompimento de uma galeria. O temporal se concentrou nas regiões Sul e Central da cidade, locais onde houve mais estragos.
Segundo o órgão, o Jardim das Bandeiras foi um dos que registraram maior volume de chuva, com 49,6 milímetros em 40 minutos de precipitação. Os ventos chegaram a 52 km/h, segundo o sistema de medição do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Carro ficou ilhado na Avenida Princesa d’Oeste, em Campinas, após temporal nesta terça-feira (25) — Foto: Carla Gmurczyk
Imagens obtidas pela reportagem , mostram completamente alagados trechos do Piçarrão e da região do Taquaral, onde, inclusive, um carro ficou parcialmente submerso.
Situação semelhante foi flagrada por moradores em um ponto da Avenida Princesa d’Oeste, com outro automóvel ilhado e com bastante água no entorno. O carro ficou muito danificado. Apesar dos registros, não houve feridos, desalojados ou desabrigados.
Carro ficou muito danificado depois de ser arrastado em enxurrada em Campinas — Foto: Heitor Moreira
Árvore caiu no Jardim Brasil, em Campinas, após temporal — Foto: Margarete Alves Leão