campinasCidades

Campinas tem quatro laboratórios aptos para realizar exames da COVID-19

com informações do G1 Campinas

Quatro laboratórios de Campinas (SP) foram apontados pelo Ministério da Saúde para apoiar em testes que diagnosticam o novo coronavírus em pacientes. Os centros são da rede pública e contam com equipamentos, infraestrutura e equipe capacitada para a testagem molecular da doença, informou o governo federal em boletim epidemiológico lançado neste domingo (19).

Os quatro laboratórios da cidade aguardam credenciamento do Instituto Adolfo Lutz para começar os testes. São eles: Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do governo federal, o Centro de Laboratório Regional III do Instituto Adolfo Lutz, do governo do estado, e o Laboratório Municipal de Campinas. O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, também do governo estadual, já começou no início de abril a realizar o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus, com resultados em até 48 horas.

Somente o estado de São Paulo tem 8,3 mil amostras aguardando resultado. Em Campinas, são 986 pessoas que aguardam os resultados dos testes, até a manhã desta segunda-feira (20). Os novos locais que aguardam credenciamento da Secretaria Estadual de Saúde ajudarão a desafogar a fila do Instituto Adolfo Lutz e agilizar os resultados aos pacientes.

Entre os locais apontados pelas autoridades de saúde para parcerias de testes, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) tem capacidade para processamento de até 300 amostras em 8 horas para testagem RT-PCR em tempo real.

Segundo o LFDA, o laboratório ainda não pode iniciar os testes por não possuir a emissão do resultado de avaliação de desempenho do Instituto Adolfo Lutz, que diz se os testes feitos pelo laboratório são comprovadamente satisfatórios. Além disso, não tem os insumos específicos para o diagnóstico da Covid-19, que deverão ser repassados pelo estado após credenciamento.

foto: EPTV