ItuPolícia

Cão farejador ajudou a encontrar idosa perdida há uma semana

Depois de uma semana de incansável de buscas da família, com o apoio do Canil da Guarda Civil Municipal de Itu (SP), uma idosa de 75 anos foi encontrada. A moradora no bairro Itaim desapareceu na tarde de  sexta-feira (5) depois de sair de casa. O final feliz teve desfecho na manhã de sexta-feira (12).

Com a ajuda de um circuito de monitoramento por câmeras de um condomínio que fica próximo ao bairro onde a idosa reside apontou a primeira pista. As imagens indicavam que ela passou por duas vezes em um local, e após não foi mais vista.

Com a direção indicada pelas imagens de monitoramento foi possível  a encontra-lá. Com novas informações chegadas ao Grupo do Canil de Itu, a equipe foi acionada novamente  e entrou em ação na tarde de quinta-feira (11).

Os guardas Melo, Ribeiro e Rossetti foram chamados. Ela é formada  em Mantrailing (especialista em encontrar pessoas) e atua juntamente com a cadela Hana Bella da Raça Bloodhound. A raça possui 500 milhões de células olfativas e pertence  a família  dos Scenthound, originário da Bélgica, Inglaterra, e sua principal função é seguir rastros, tem um tamanho que varia entre 58 a 63 centímetros, e podem pesar entre 36 a 45 quilos.

Depois do rastreamento de toda área por onde a senhora passou, era quase certeza que ela estaria por perto. Na manhã de sexta-feira (12) um parente da idosa retornou ao local onde a cadela de faro Hana – Bella, fez todo seu trabalho indicando onde ela poderia estar.

Os integrantes do Canil seguiram outras pistas juntamente com uma moradora da região que conhecia todo o local. Após um certo tempo, a equipe  recebeu a informação que a pessoa desaparecida  foi encontrada com vida  nas proximidades de um córrego. Ela estava deitada e bastante debilitada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o resgate da vítima e após os primeiros atendimentos ela foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

Fotos /Informações : Staff News/Fernando Vitarelli