Polícia

Capitão da PM analisa policiamento com bicicletas, “comerciantes e moradores elogiam”

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – A cidade que já foi considerada “das bicicletas” tem, desde julho, o policiais militares fazendo patrulhamento preventivo com as “magrelas”. O capitão da Polícia Militar (PM) em Indaiatuba, Alexandre Valério, analisou os primeiros meses da iniciativa em entrevista exclusiva ao Comando Notícia.

“Nós priorizamos locais em que é mais difícil a circulação de veículos de quatro rodas. Na área central, por exemplo, uma bicicleta consegue subir em praças e ir à qualquer lugar muito bem. Muitas vezes a viatura normal fica presa no trânsito e a bicicleta acaba chegando antes”, analisa. São 12 bicicletas que são usadas diariamente, de acordo com o capitão, principalmente no horário considerado de pico de movimento, à tarde.

“Em locais como o Parque Ecológico, onde há uma grande movimentação de pessoas, este patrulhamento preventivo ajuda a diminuir os pequenos roubos e furtos que são mais comuns de serem praticados por indivíduos à pé ou até de bicicleta também, como é o caso de roubos e furtos de celular, carteira e bolsa”, diz. A iniciativa da PM de Indaiatuba contou com a parceria do Ministério Público e do Poder Judiciário. “Nos ajudaram com a verba para comprar os equipamentos”, conta.

capitão pm valério

Inteligência

Todos os dias, o capitão faz um levantamento de Boletins de Ocorrência registrados na Delegacia e mapeia as áreas que devem ser patrulhadas no dia seguinte. “Mando as informações para eles via aplicativo e, no dia seguinte, eles recebem isso antes de iniciar o serviço”, diz. A quantidade de policiais varia de acordo com a escala. Se estiverem em número ímpar, podem sair em trio, mas também é possível que trabalhem em dupla.

Os policiais de bicicleta também já realizaram prisões. “De procurados. Acontecia o policiamento e eles viram atitude suspeita. Eles estão munidos com comunicação e acabam sabendo via Copom se a pessoa é procurada. Aconteceu já de ser e uma viatura foi chamada para levar até a Delegacia.”

Sobre o trabalho dos agentes de segurança, ele afirma que a população está aprovando a novidade. “Ouvimos de comerciantes e moradores que isso tudo tem surtido um efeito muito bom, principalmente na área central em relação à prevenção, porque muitas vezes as viaturas passam e demoram para voltar, enquanto a bicicleta pode ficar um tempo maior no local e acontece o diálogo com as pessoas, é quando as denúncias são trazidas e isso ajuda também”, encerra.

Ocorrência

Na semana passada, três policiais de bicicletas apreenderam drogas no Jardim Santa Cruz. Eles contaram com a ajuda do Canil da Guarda Civil. Foi a primeira ocorrência de drogas apresentadas pelos policiais de bicicleta.

DSC_0048 cópia

fotos: Comando Notícia